Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/47172
Tipo: Artigo de Periódico
Título: As redes sociais e o turismo: uma análise do compartilhamento no instagram do festival cultura e gastronomia de Tiradentes
Autor(es): Geórgia Caeteno de Oliveira Santos
Bruna Cristina de Oliveira Cabral
Marlusa de Sevilha Gosling
Juliana Maria Christino Magalhaes
Resumen: O turismo caracteriza-se como uma das atividades que mais utiliza a imagem para se promover e atrair visitantes, especialmente por meio do compartilhamento de fotografiase experiências nas redes sociais. Nesse contexto, o presente trabalho tem como objetivo analisar como o compartilhamento de fotografias no Festival Cultura e Gastronomia de Tiradentes, no Instagram, colabora para construir a imagem do destino turístico. Trata-se de uma pesquisa exploratória e qualitativa, cuja coleta de dados foi realizada entre os meses de setembro e outubro de 2016, por meio das postagens na rede social Instagramreferentes ao período que compreendeu a realização do evento. O ponto de referência para a busca na rede social foi o uso da hashtag#festivalgastronomicodetiradentes. O instrumento para a coleta de dados foi desenvolvido e adaptado, tendo como base o estudo de Donaire e Galí (2011), por meio da categorização de fotografias.Os resultados apontam que as imagenscompartilhadas no Instagram apresentam os elementos característicos do festival, as pessoas vivenciando o turismo na cidade histórica, assim como cenários e paisagens desse município, que já é considerado como um dos 65 Destinos Indutores do Turismo Nacional.
Asunto: Marketing
Turismo
Redes sociais
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: FCE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVAS
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Identificador DOI: 10.2436/20.8070.01.55
URI: http://hdl.handle.net/1843/47172
Fecha del documento: 2017
metadata.dc.url.externa: http://www.seer.ufal.br/index.php/ritur
metadata.dc.relation.ispartof: Revista Iberoamericana de Turismo-RITUR
Aparece en las colecciones:Artigo de Periódico

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
As redes sociais e o turismo.pdf8.78 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.