Linguagem em crianças de sete a doze anos de idade, com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade
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Universidade Federal de Minas Gerais
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Dissertação de mestrado
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Resumo
Introdução: o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é um
transtorno neuropsiquiátrico, caracterizado por déficits relacionados aos períodos de
atenção, ao manejo dos impulsos e ao nível de atividade cognitiva. Objetivo:
investigar a associação entre os sintomas de desatenção e hiperatividade, com o
desenvolvimento de linguagem, aspectos cognitivos, ambientais, socioeconômicos e
a qualidade de vida, em crianças com TDAH. Método: trata-se de estudo
observacional analítico transversal, com amostra probabilística, estratificada por
sexo. Foram avaliadas 38 crianças com diagnóstico de TDAH, encaminhadas pelos
Serviços de Psiquiatria Infantil, Neurologia e Pediatria do Hospital das Clínicas da
Universidade Federal de Minas Gerais. A pesquisa foi realizada em duas etapas: 1)
instrumentos aplicados aos pais: anamnese, Questionário de Capacidades e
Dificuldades (SDQ), Protocolo de Avaliação dos Recursos do Ambiente Familiar
(RAF), escala MTA-SNAP-IV, Critério de Classificação Econômica Brasil (CCEB) e
questionário sobre qualidade de vida e saúde (PedsQL); 2) avaliação das crianças:
Token Test; Teste de Nomeação Automática Rápida (RAN); Teste de Memória de
Trabalho Fonológica; Teste de Linguagem Infantil (ABFW), parte de vocabulário;
Teste de Vocabulário por Figuras Usp (Tvfusp); ditado de palavras e
pseudopalavras; Teste de Consciência Fonológica, Teste de Consciência Sintática;
Provas de Avaliação dos Processos de Leitura (PROLEC). Para a análise dos dados
foram realizadas análises descritivas de todas as variáveis do estudo, por meio de
distribuição de frequência absoluta e relativa das variáveis categóricas e de síntese
numérica das variáveis contínuas. Para as análises de associação foram
consideradas a variável resposta e as demais variáveis explicativas. Para as
variáveis categóricas, foram utilizados os testes Qui-quadrado de Pearson para
análise das associações. No caso de variáveis contínuas, foram utilizados ANOVA
para as variáveis contínuas com distribuição simétrica e o teste não paramétrico de
Kruskal-Wallis para as variáveis com distribuição assimétrica. Para todas as análises
foram adotados nível de significância de 5% e intervalo de confiança de 95%.
Resultados: quanto ao perfil das crianças participantes, destaca-se: 15,8% fazem
parte do sistema privado de ensino; 23,7% não são alfabetizadas e a maioria das
famílias, 31,6%, foi classificada como pertencente à classe B2. Em relação aos
sintomas do TDAH, houve predominância dos sintomas de desatenção e
hiperatividade. No aspecto qualidade de vida, verificou-se menor pontuação
relacionada à saúde psicossocial; os recursos do ambiente familiar foram
caracterizados pela menor pontuação no domínio Ligação Família/Escola. Quanto
aos resultados da avaliação das crianças, verificou-se inadequação nas seguintes
áreas: compreensão verbal; memória de trabalho fonológica para palavras e para
dígitos apresentados na ordem inversa; nomeação automática rápida; vocabulário
receptivo; leitura de palavras e pseudopalavras; escrita; consciência fonológica e
consciência sintática. Conclusão: a realização deste estudo possibilitou a
caracterização do perfil e a avaliação de vários aspectos relacionados ao
desenvolvimento de crianças com TDAH. Acredita-se que este seja o primeiro passo
para a compreensão do transtorno e para o desenvolvimento de ações voltadas para
a assistência à criança com TDAH.
Abstract
Introduction: Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD) is a neuropsychiatric
disorder characterized by deficits related to attention periods, handling of impulses
and level of cognitive activity. Purpose: to investigate the association between
inattention and hyperactivity symptoms with language development and cognitive,
environmental and socioeconomic aspects and quality of life in children with ADHD.
Method: it is an observational analytic cross-sectional study with a probability
sample stratified by gender. Thirty eight children diagnosed with ADHD were
forwarded by the Child Psychiatry, Neurology and Pediatric Units of the Medical
School (Hospital das Clínicas) of the Federal University of Minas Gerais. The study
was conducted in two stages: 1) instruments applied to parents: anamnesis,
Strengths and Difficulties Questionnaire (SDQ), Assessment Protocol of the
Resources of the Family Environment (RAF), MTA-SNAP-IV scale, Brazilian
Economic Classification Criterion (CCEB) and questionnaire about quality of life and
health (PedsQL); 2) evaluation of the children: Token Test; Rapid Automatic Naming
Test (RAN); Phonological Working Memory Test; Child Language Test (ABFW), part
of vocabulary; USP Picture Vocabulary Test (Tvfusp); dictation of words and pseudo
words; Phonological Awareness Test, Syntactic Awareness Test; Reading Process
Assessment Tests (PROLEC). For the data analysis, a descriptive analysis of all
variables of the study was performed through the distribution of absolute and relative
frequency of the categorical variables and numerical synthesis of continuous
variables. For the association analyses, the response and other explanatory
variables were considered. For the categorical variables, the Pearson Chi-square
Tests were used to analyze the associations. Analysis of variance (ANOVA) was
used for continuous variables with symmetric distribution, and the nonparametric
Kruskal-Wallis test was used for variables with asymmetric distribution. The
significance level of 5% and confidence interval of 95% were adopted for all
analyses. Results: Regarding the profile of the participating children, it is highlighted:
15.8% are from the private education system; 23.7% are illiterate and most families,
31.6%, was classified as B2 class. Regarding ADHD symptoms, there was
predominance of inattention and hyperactivity. Regarding quality of life, the
psychosocial health presented a lower score; the resources of the family environment
were characterized by a lower score in the field Family/School Connection.
Regarding children evaluation results, inadequacy was found in the following areas:
verbal comprehension; phonological working memory for words and digits presented
in reverse order; rapid automatic naming; receptive vocabulary; reading words and
pseudo words; writing; phonological awareness and syntactic awareness.
Conclusion: this study enabled the characterization of the profile and the evaluation
of various aspects related to the development of children with ADHD. It is believed
that this is the first step to understand the disorder and for the development of
actions to assist the child with ADHD.
Assunto
Fonoaudiologia, Transtorno do Deficit de Atenção com Hiperatividade, Desenvolvimento da Linguagem, Qualidade de Vida, Meio Ambiente, Família
Palavras-chave
Fonoaudiologia, Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade, Linguagem, Qualidade de vida, Meio Ambiente, Família