Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/47190
Type: Dissertação
Title: Jogo didático “Conecta Chronos”: o desenvolvimento e construção de um game destinado a museus e centros de ciências
Other Titles: Didactic game “Conecta Chronos”: the development and construction of a game for museums and science centers.
Authors: Laryssa Cristine Cardoso Oliveira
First Advisor: Adlane Vilas Boas Ferreira
First Referee: Sibelle Cornélio Diniz da Costa
Second Referee: Marina Assis Fonseca
Abstract: Os museus e centros de ciências estão passando por um processo de ressignificação, o qual é evidenciado pelos esforços que estas instituições têm feito para aproximar o público. Levando em consideração que as gerações atuais nasceram ou cresceram em contato com o advento das novas tecnologias e que a educação precisa passar por transformações a fim de atender este novo público, os nativos digitais, torna-se relevante que se invista em novas abordagens e em novos recursos com o propósito de tornar o processo de aprendizado mais profícuo nesses espaços e com possível repercussão em espaços formais de educação. No sentido de contribuir com este propósito, este estudo teve como objetivo desenvolver um jogo educativo digital destinado ao Espaço do Conhecimento UFMG. Tendo como base os modelos de Design de Jogos Digitais Educacionais e as recomendações para o desenvolvimento de jogos destinados a museus, foi construído o jogo Conecta Chronos que tem a intenção de dialogar com as exposições permanentes do Espaço que se relacionam com os temas Origem do planeta Terra, Origem da Vida, Evolução dos Seres Vivos e Viagem no Tempo. O protótipo do Conecta Chronos é apresentado na fase em que o Game Design Document (GDD), os mapas, interface e elementos do jogo foram desenvolvidos para esta versão inicial. Sua implementação no site do Espaço do Conhecimento UFMG possibilitará seu direcionamento para a fase alfa, em que jogadores e especialistas avaliam sua experiência com o jogo com a intenção de encontrar problemas que possam ser resolvidos e, assim, passar por melhorias para sua validação final. Tem-se a expectativa que o jogo possa ser instalado como um totem no Espaço, mas sendo um jogo digital disponibilizado na Internet, também há previsão do seu uso em espaços formais de educação e dispositivos pessoais dos jogadores. A pesquisa desenvolvida buscou a produção de um jogo coerente com o local a que ele se destina, proporcionando experiências de valor lúdico, sinestésico, interativo e de aprendizado, ampliando as ações educativas daquele espaço. Ademais, este trabalho contribuiu também, para ampliar a literatura acerca de jogos digitais educacionais produzidos para museus e espaços de ciências e contribuir para o processo de desenvolvimento de jogos em outros espaços museais.
Abstract: Museums and science centers are undergoing a process of resignification, which is evidenced by the efforts these institutions have made to bring the public closer to Museums. Taking into account that current generations were born or grew up in contact with the advent of new technologies and that education needs to undergo transformations in order to serve this new audience, the digital natives, it becomes relevant to invest in new approaches and in new resources with the purpose of making the learning process more fruitful in these spaces and with possible repercussions in formal education spaces. In order to contribute to this purpose, this study aimed to develop a digital educational game for the Espaço do Conhecimento UFMG. Based on the Educational Digital Game Design models and recommendations for the development of games for museums, the Conecta Chronos game was created, which aims to dialogue with the permanent exhibitions for the destination place that relate to the Origin of Earth, Origin of Life, Evolution of Living Beings and Time Travel. The Conecta Chronos prototype is presented at the stage where the Game Design Document (GDD), maps, interface and game elements were developed for this initial version. Its implementation on the Espaço do Conhecimento UFMG website will allow it to be directed to the alpha phase, in which players and experts evaluate their experience with the game with the intention of finding problems that can be solved and, thus, undergoing improvements for their final validation. It is expected that the game can be installed as a totem in the Espaço do Conhecimento UFMG, but being a digital game available on the Internet, there is also provision for its use in formal education spaces and players' personal devices. The research developed aimed to produce a game consistent with the place it is intended for, providing experiences of playful, synesthetic, interactive and learning value, expanding the educational actions of that space. In addition, this work also contributed to expand the literature on educational digital games produced for Museums and Science Spaces and contribute to the process of developing games in other museum spaces.
Subject: Universidade Federal de Minas Gerais - Museus
Universidade Federal de Minas Gerais - espaço do conhecimento - Aspectos educacionais
Conecta Chronos (Recurso eletrônico)
Museus - Aspectos educacionais
Museus e escolas
Ciência - Estudo e ensino
Tecnologia educacional
Inovações educacionais
Jogos educativos
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação e Docência
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/47190
Issue Date: 24-Feb-2022
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado



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