Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/47215
Type: Dissertação
Title: Imagens da vida urbana : leituras de narrativas fílmicas sob as lentes de uma sociologia estética
Authors: Isabella Mendes Freitas
First Advisor: Francisco Coelho dos Santos
First Referee: André Guimarães Brasil
Second Referee: Ana Lúcia Modesto
Abstract: Este trabalho consiste em uma investigação sociológica baseada nos estudos de Georg Simmel (1858-1918) e Walter Benjamin (1892-1940) das condições urbanas de existência sugeridas por três narrativas fílmicas específicas: Terra estrangeira (Brasil, Portugal, 1995), Estorvo (Brasil, Cuba, Portugal, 2000) e Nove Rainhas (Argentina, 2001). Junto a este propósito encontra-se a busca de reconstituição de uma perspectiva, uma epistemologia e uma metodologia “estética”, passível de ser capturada nos trabalhos de Simmel e Benjamin. A análise estética seria característica do modo como estes autores observaram e experienciaram a vida na metrópole, em que o diagnóstico sobre a fragmentação e o estilo de vida modernos exigiram um modo “novo” de análise e expressão pouco ortodoxos, a partir de fenômenos efêmeros e objetos pouco usuais. Após a análise de suas teorias sobre o moderno e seus modos de expressão – seja nos seus trabalhos principais, como a “Filosofia do Dinheiro” de Simmel e “As Passagens” de Benjamin, seja na profusão de tratados, aforismas e ensaios deixados por eles – detectamos o procedimento estético para a análise dos objetos aqui escolhidos. Os filmes analisados sugerem formas de relações singulares, características da vida citadina, permeadas por individualidades, tipos sociais e modos de interação que conjugam a crescente objetificação da existência com a busca de uma experiência subjetiva redentora. O resultado é uma variedade de possibilidades, típicas do colorido das metrópoles representadas – contemporâneas e “periféricas” – que vão da tragédia da tecnicização da vida ao amor.
Abstract: This work is a sociological research based on studies of Georg Simmel (1858-1918) and Walter Benjamin (1892-1940) about conditions of urban existence suggested by three specific filmic narratives: Foreign Land (Brazil, Portugal, 1995), Turbulence (Brazil, Cuba, Portugal, 2000) and Nine Queens (Argentina, 2001). This makes clear the purpose of reconstitution of a perspective, an epistemology and a methodology “aesthetic”, which can be captured in Simmel and Benjamin´s work. The aesthetic analysis is characteristic of mode these authors observing and experiencing life in metropolis, where the diagnosis on the modern fragmentation and style of life demanded a “new” way of analysis and expression unorthodox, from ephemeral phenomena and unusual objects. After analysis his theories of modernity and its modes of expression – both in major works like Simmel´s “Philosophy of Money” and Benjamin´s “Arcades Projetct”, such as the profusion of treaties, aphorisms and essays left for them – we found the aesthetic procedure for the analysis of objects chosen here. The films analyzed suggest singular forms of relation, typical of city life, permeated by individuals, social types and modes of interaction that combine the increasing objectification of existence with the search of the subjective redeeming experience. The result is a variety of possibilities, typical colorful cities – contemporary and “peripheral” cities – represented, oscillating between the tragedy of life´s technicisation life and the love.
Subject: Sociologia - Teses
Vida urbana - Teses
Cinema - Teses
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAF - DEPARTAMENTO DE SOCIOLOGIA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Sociologia
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/47215
Issue Date: 11-Dec-2009
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação - Sociologia - Isabella Mendes Freitas.pdf1.1 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.