Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/47318
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Leonardo Antonio Soarespt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5937077275278663pt_BR
dc.contributor.referee1Daniervelin Renata Marques Pereirapt_BR
dc.contributor.referee2Ulisses Tadeu Vaz de Oliveirapt_BR
dc.creatorAnna Beatriz Mormetto Alvarengapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1300799256378721pt_BR
dc.date.accessioned2022-11-18T18:25:41Z-
dc.date.available2022-11-18T18:25:41Z-
dc.date.issued2022-02-10-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/47318-
dc.description.abstractNowadays, technological advances, in the information age, have imprinted decisive marks on the forms of communication, making the verbal language to be engaged with the visual language, so that texts, in digital media, started to be composed from a multimodal configuration. Based on that, in this dissertation, we propose to carry out comparative analyzes of the representations of black women in six covers of Vogue magazine, that is, the corpus will be composed of three Brazilian and three American covers. To achieve this goal, we list, as a theoretical foundation: Systemic-Functional Grammar (Halliday & Matthiessen, 2004), aiming at investigating linguistic materiality; the Grammar of Visual Design (Kress & van Leeuwen, 1996, 2006, 2021), for reading the semiotic landscape; and Critical Discourse Analysis (Fairclough, 2003), through which identity representation and formation can be analyzed. For this purpose, in this qualitative-interpretative research, we followed the subsequent methodological path: at first, we applied the ideational and interpersonal metafunctions, concerning Systemic-Functional Grammar, to then analyze the multimodal composition through representational and interactive metafunctions, from the Grammar of Visual Design, and, finally, to apply the analytical tools concerning the identificational meaning, derived from Critical Discourse Analysis. The results we arrived at show that there is similarity in the representations of black women on the covers of Brazilian and American Vogue magazines, so that the publications are on the same level: they carry discourses whose core is in the valorization of black identity.pt_BR
dc.description.resumoNa contemporaneidade, os avanços tecnológicos, na era da informação, imprimiram marcas decisivas sobre as formas de comunicação, fazendo com que à linguagem verbal fosse engajada a linguagem visual, de modo que os textos, nas mídias digitais, passassem a ser compostos a partir de uma configuração multimodal. Partindo disso, nesta dissertação, propomo-nos realizar análises comparativas das representações de mulheres negras em seis capas da revista Vogue, isto é, o corpus compor-se-á de três capas brasileiras e três americanas. Com vistas a atingir esse objetivo é que elencamos, como fundamentação teórica: a Gramática Sistêmico-Funcional de Halliday e Matthiessen (2004), visando à investigação da materialidade linguística; a Gramática do Design Visual, de Kress e van Leeuwen (1996, 2006, 2021), para leitura da paisagem semiótica; e a Análise do Discurso Crítica de Fairclough (2003), por meio da qual a representação e formação identitária podem ser colocadas sob análise. Para tanto, nesta pesquisa, qualitativo-interpretativa, seguimos o percurso metodológico: em um primeiro momento, aplicamos as metafunções ideacional e interpessoal, concernentes à Gramática Sistêmico-Funcional, para, logo em seguida, analisar a composição multimodal por vias das metafunções representacional e interativa, da Gramática do Design Visual e, por fim, aplicar as ferramentas analíticas concernentes ao significado identificacional, oriundo da Análise do Discurso Crítica. Os resultados aos quais chegamos apontam-nos que há similaridade nas representações de mulheres negras nas capas da revista Vogue brasileiras e americanas, de maneira que as publicações se encontram no mesmo patamar: portam discursos cujo cerne encontra-se na valorização da identidade negra.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFALE - FACULDADE DE LETRASpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Estudos Linguísticospt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMulheres negraspt_BR
dc.subjectCapas de revistapt_BR
dc.subjectGramática Sistêmico-Funcionalpt_BR
dc.subjectGramática do Design Visualpt_BR
dc.subjectAnálise de Discurso Críticapt_BR
dc.subject.otherAnálise do discursopt_BR
dc.subject.otherFuncionalismo (Linguística)pt_BR
dc.subject.otherNegras – Linguagempt_BR
dc.subject.otherNegras na comunicação de massapt_BR
dc.titleA construção identitária de mulheres negras em capas de revistas brasileiras e americanas: um estudo comparativopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.