Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/47369
Tipo: Tese
Título: Markov decision processes for optimizing job scheduling with Reinforcement Learning
Título(s) alternativo(s): Processos de decisão de Markov para a otimização de escalonamento de jobs com aprendizado por reforço
Autor(es): Renato Luiz de Freitas Cunha
primer Tutor: Luiz Chaimowicz
primer miembro del tribunal : Jussara Marques de Almeida Gonçalves
Segundo miembro del tribunal: Dorgival Olavo Guedes Neto
Tercer miembro del tribunal: Ana Paula Appel
Cuarto miembro del tribunal: Marcos Dias de Assunção
Resumen: As our systems become larger and their interactions more complex, there is a potential for learning techniques that adapt tovarying system conditions as workloads evolve. The framework for sequential decision making provided by Reinforcement Learning (RL) fits well with resource management problems, as recent literature indicates. Yet, when we consider the use of Deep Learning for the scheduling of batch jobs in High Performance Computing (HPC) systems,we see that work in the literature either focuses on smaller problems, such as deciding which heuristic to use at a given time, or on simplified instances of the problem. In this dissertation proposal, we investigate Markov Decision Process (MDP) models to solve the problem of scheduling batch HPC jobs, presenting an approach for faster and reproducible experimentation. With this foundation,we investigate how different agents behave under this framework, while identifying deficiencies both in the representation of the problem and how learning proceeds in such a setting. Among the contributions of this work, we propose a software system for developing and experimenting with RL agents, and we evaluate different state-of-the-art algorithms from the literature in this environment, achieving performance equivalent to that of purpose-built algorithms, with comparable performance.
Abstract: À medida que nossos sistemas computacionais se tornam maiores e com interações mais complexas, apresenta-se um potencial para o uso de técnicas de aprendizado que se adaptem a variações nas condições de sistemas durante a evolução das cargas de trabalho. O arcabouço de tomada de decisão sequencial fornecido por Aprendizado por Reforço (RL) se adapta bem a problemas de gerenciamento de recursos. Ainda assim, quando consideramos o uso de Aprendizado Profundo para escalonamento de jobs de sistemasde Computação de Alto Desempenho (HPC), vemos que trabalhos existentes ou focam em problemas menores, como a decisão de escolha de heurísticas dentro de um conjunto, ou em instâncias simplificadas do problema. Nesta tese, investigamos modelos de Processos de Tomada de Decisão de Markov (MDP) para resolver o escalonamento de jobs HPC, apresentando uma abordagem para experimentação mais rápida e reprodutível. Sobre essa fundação, investigamos como diferentes agentes se comportam nesse arcabouço, ao mesmo tempo que identificamos deficiências tanto na representação do problema quanto como o aprendizado se dá nesse cenário. Dentre as contribuições deste trabalho, propomos um sistema de software para desenvolvimento e experimentação com agentes deRL, bem como avaliamos algoritmos de estado-da-arte nesse sistema, com desempenho equivalente ao de algoritmos específicos, porém com menos esforço computacional. Nós também mapeamos o problema de escalonamento de jobs HPC para o formalismo de SMDP e apresentamos uma solução online, baseada em aprendizado por reforço profundo que usa uma modificação do algoritmo PPO para minimizar slowdown de jobs com máscara de ações, adicionando suporte a grandes espaços de ações ao sistema. Em nossos experimentos, nós avaliamos os efeitos de ruído nas estimativas de tempo de execução em nosso modelo, observando como ele se comporta tanto em clusters pequenos (64 processadores) quando em clusters grandes (163840 processadores). Nós também mostramos que nosso modelo é robusto a mudanças em carga de trabalho e nos tamanhos de clusters, demonstrando que a transferência de agentes entre clusters funcionam com mudanças de tamanho de cluster de até 10x, além de suportar mudanças de cargade trabalho sintético para seguir a execução de traços de sistemas reais. A abordagem de modelagem proposta possui melhor desempenho que outras da literatura, tornando-a viável para a criação de modelos de escalonamento robustos, transferíveis e capazes de aprender.
Asunto: Computação – Teses
Aprendizado por reforço – Teses
Computação de alto desempenho – Teses
Aprendizado do computador – Teses
Markov, Processos de – Teses
Idioma: eng
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: ICX - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO
Curso: Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/47369
Fecha del documento: 19-jul-2022
Aparece en las colecciones:Teses de Doutorado

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
dissertation-2.pdftese2.88 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.