Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/47419
Type: Monografia (especialização)
Title: As abordagens sobre as substâncias químicas tóxicas, nos livros didáticos do ensino médio no Brasil: pesquisa de amostragem
Authors: Ricardo Luis Portilho
First Advisor: Marciana Almendro David
metadata.dc.contributor.advisor2: Maria Emília Caixeta
Abstract: Este trabalho consiste em uma análise sobre as abordagens dos livros didáticos do ensino médio no Brasil, sobre as substancias químicas potencialmente tóxicas. O trabalho de investigação fora realizado nos seguintes livros : “Química: abordagem do cotidiano, em sua 3ª ed., da editora Moderna, 2005, escrita Francisco Miraguaia Peruzzo, e Eduardo Leito do Canto; “Química-Volume Único” escrito por Olimpio salgado Nóbrega, Eduardo da Silva e Ruth Hasimoti da silva, ilustrações Fernando Nunes Araújo -1º Ed, pela editora Àtica, 2005; Química e Sociedade” da editora nova Geração, edição de 2005 Wildson Luiz Pereira Santos. Os resultados encontrados nos indicaram que ainda é deficiente nos livros didáticos as abordagens sobre essa temática, uma vez que apoiando-se nas orientações dos PCN,s – Química ( Parâmetros Curriculares Nacionais), e no do Catálogo do Programa Nacional do Livro Didático- 2008, tais abordagens são importantes para o ensino de química mais conectado com a realidade do aluno.
Abstract: This work consists of an analysis on the boardings of didactic books of average education in Brazil, on them substantiates chemistries potentially toxic. The invetigtion work is carried through in following books: "Chemical: boarding of the daily one, in its 2ª ed., of the Modern publishing company, 2002, writing Francisco Miraguaia Peruzzo, and Eduardo Stream bed of Canto; "Química-Volume Only" writing for salty Olimpio Nóbrega, Eduardo Da Silva and Ruth Hasimoti Da Silva, illustrations Fernando Nunes Araújo -1º Ed, for publishing company Àtica, 2005; Chemistry and Society "of the new publishing company Generation, edition of 2005 Wildson Luiz Pear tree Saints. The results found in had indicated them that still it is deficient in didactic books the boardings on this thematic one, a time that supporting itself in the norms of the PCN, s - Chemical (National Curricular Parameters), and in the one of the Catalogue of the National Program of Didactic Book 2008, such boardings are important for the hardwired education of chemistry more with the reality of the pupil.
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Educação em Ciências
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/47419
Issue Date: 21-Dec-2007
Appears in Collections:Especialização em Educação em Ciências

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Ricardo Luis Portilho.pdf1.12 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons