Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/47420
Tipo: Tese
Título: Uma perspectiva crítico-racial da História da música brasileira (1926) de Renato Almeida
Título(s) alternativo(s): A racial critical-perspective of History of the Brazilian music (1926) de Renato Almeida
Autor(es): Jonatha Maximiniano do Carmo
primer Tutor: Glaura Lucas
primer miembro del tribunal : Pedro Razzante Vaccari
Segundo miembro del tribunal: Loque Arcanjo Júnior
Tercer miembro del tribunal: Vanessa Regina Eleutério Miranda
Cuarto miembro del tribunal: Eduardo Pires Rosse
Resumen: A presente tese tem por objetivo identificar e descrever criticamente o discurso racista presente na “História da música brasileira” (1926) de Renato Almeida, verificando de que forma o discurso de embranquecimento racial vigente foi traduzido para o seu conceito de música brasileira. A tese também tem por objetivo identificar e interrelacionar as concepções de raça e mestiçagem com os escritos de importantes personagens de sua “rede de sociabilidade intelectual”: Afrânio Peixoto, Graça Aranha e Ronald de Carvalho que, assim como Renato Almeida, eram homens, brancos, formados nas escolas de direito e medicina e ocupantes de cargos importantes nas malhas do Estado. Para atingir os objetivos, a tese enfoca as primeiras duas décadas do século XX, especialmente em torno da “Semana de Arte Moderna” de 1922. A partir de pesquisa bibliográfica e eletrônica, definiram-se os conceitos fundamentais para delimitação do tema, como o de “racismo”, presente nas obras de Silvio de Almeida, Rita Segato, Clóvis Moura e Alberto Guerreiro Ramos; de “branquitude”, discutido por autores e autoras como Maria Aparecida Bento, Philip Ewell, Lia Schucman e Richard Miskolci; os conceitos de “biopoder” e “biopolítica”, desenvolvido por Michel Foucault e Miskolci e, enfim, o de “rede de sociabilidade intelectual”, desenvolvido por François Sirinelli e Ângela de Castro Gomes. A tese conclui que o conceito de mestiçagem se mistura ao ideal de música erudita ou de concerto brasileira, revelando que, no pensamento de triângulo racial, povos indígenas e povos negros figuravam como elementos “influenciadores” e “contribuidores” ao universo civilizacional branco. A tese conclui que há um discurso racial e ideologicamente determinista e racista na “História da música brasileira” (1926) de Renato Almeida que velava um ideal de embranquecimento cultural, social e, portanto, musical. Conclui-se também que a exaltação do mestiço como símbolo de brasilidade era, na verdade, um elogio mascarado visto que, por considerá-lo cada vez menos indígena ou negro isso significava que ele estava se tornando mais civilizado e, portanto, mais branco.
Abstract: This doctoral thesis aims at identifying and critically describing the racist discourse found in the História da música brasileira (History of the Brazilian music) written by Renato Almeida in 1926, by examining how the discourse of racial whitening, prevailing at that time, was transposed to the concept of Brazilian music. The research also aims at identifying and interrelating the ideas of race and mestiçagem (miscegenation) to the writings of important figures pertaining his ‘intellectual sociability network’: Afrânio Peixoto, Graça Aranha and Ronald de Carvalho who, just like Renato Almeida, were white, men and graduated in Law and Medical Schools, and who also held important positions within the Government. In order to achieve these purposes, the research focused on the first two decades of the 20th Century, especially around the 1922 Semana de Arte Moderna (Modern Art Week). Based on bibliographic and electronic research, the fundamental concepts were defined so as to delimit the theme: ‘racism’, present in the works of Silvio de Almeida, Rita Segato, Clóvis Moura and Alberto Guerreiro Ramos; ‘whiteness’, as discussed by authors such as Maria Aparecida Bento, Philip Ewell, Lia Schucman and Richard Miskolci; the concepts of biopower and biopolitics, developed by Michel Foucault e Miskolci and, finally, that of ‘intellectual sociability network’, developed by François Sirinelli and Ângela de Castro Gomes. The study concludes that the concept of mestiçagem (miscegenation) was blended to the ideal of Brazilian classical – or concert – music. It reveals that, within the thought of the racial triangle, indigenous people and Black people appeared as ‘influencers’ or ‘contributors’ to the white civilizational universe. The thesis demonstrates that there is racial discourse in História da música brasileira (1926) by Renato Almeida, which is ideologically determinist and racist, and hides an ideal of cultural, social and thus musical whitenning. It can also be concluded that the exaltation of the mestizo as a symbol of Brazilianness was in fact a masked praise: by considering the mestizo a less indigenous or a less Black person, this meant he or she was becoming more civilized and thus whiter.
Asunto: Música - Teses
Musicologia
Racismo
Almeida, Renato, 1895-1981
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: MUSICA - ESCOLA DE MUSICA
Curso: Programa de Pós-Graduação em Música
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/47420
Fecha del documento: 30-sep-2022
Aparece en las colecciones:Teses de Doutorado



Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.