Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/47422
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Alexandre Benvindo de Sousapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8515538095145076pt_BR
dc.creatorRobson Inácio Fachinelli de Almeidapt_BR
dc.date.accessioned2022-11-24T14:46:46Z-
dc.date.available2022-11-24T14:46:46Z-
dc.date.issued2009-12-12-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/47422-
dc.description.abstractThe goal of this study was to seek, of a simple and everyday way, a thematic axis that could stimulate the interest and to facilitate student's learning in conception and in the chemical knowledge, trying "to break" this existing version regarding the Chemistry discipline. The educational proposals of the young people and adult should search to address the teaching, for the formation of a subject more participate, critic and acting in the society. A critical education carries to a worthy and just life, that is, prepares itself for life, through of the problems resolutions search of day by day, of the experiences change, building and reconstructing new knowledges through of this inter-activity. Water used to the domestic consumption should introduce characteristics of potability, that is, should be exempt of pathogenic organisms (former. bacteria, virus, parasites, protozoons), and exempt also of toxic substances, which are harmful to the human organism. These diseases transmitted by water can be easily controlled with cleanliness existence adequate basic. The study of the chemical reactions and the treatment of water came to enable a students' reflection, in the sense of seek new ways and improve your dealings regarding conceptions about learnt chemical reactions and to the developed. Of this way, it can adopt new and productive experimental activity demonstrating the how much is joyful to teach and learns chemical.pt_BR
dc.description.resumoO objetivo deste estudo foi buscar, de uma maneira simples e cotidiana, um eixo temático que pudesse estimular o interesse e facilitar o aprendizado do aluno na conceituação e no conhecimento químico, tentando “quebrar” essa aversão existente em relação à disciplina de Química. As propostas educacionais dos jovens e adultos devem procurar a direcionar o ensino, para a formação de um sujeito mais participativo, crítico e atuante na sociedade. Uma educação crítica leva a uma vida digna e justa, isto é, prepara-se para a vida, através da busca de resoluções de problemas do dia a dia, da troca de experiências, construindo e reconstruindo novos conhecimentos através dessa interatividade. A água utilizada para o consumo doméstico deve apresentar características de potabilidade, isto é, deve estar isentas de organismos patogênicos (ex. bactérias, vírus, parasitas, protozoários), e também isentos de substâncias tóxicas, que são nocivos ao organismo humano. Estas doenças transmitidas pela água podem ser facilmente controladas com a existência de saneamento básico adequado. O estudo das reações químicas e o tratamento da água vieram possibilitar uma reflexão dos alunos, no sentido de buscarem novos caminhos e melhorem seus entendimentos em relação às conceituações sobre reações químicas aprendidas e às desenvolvidas. Dessa maneira, pôdese adotar novas e produtivas atividades experimentais demonstrando o quanto é prazeroso ensinar e aprender química.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Educação em Ciênciaspt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectÁguapt_BR
dc.subjectReações químicaspt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.titleTratamento da água: uma proposta inovadora para abordagem do conteúdo reações químicaspt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Educação em Ciências

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
mono corrigida.pdf680.17 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons