Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/47431
Type: Monografia (especialização)
Title: Kronus: refletindo sobre a construção de um jogo com viés investigativo
Authors: Rodrigo Gomes Braga
First Advisor: Santer Alvares de Matos
Abstract: O ensino de ciências por meio de atividades investigativas tem se mostrado um caminho a ser percorrido por educadores, no sentido de dinamizar e aprimorar suas aulas. Dentre as múltiplas opções de ferramentas pedagógicas disponíveis o jogo foi escolhido como objeto de pesquisa do presente trabalho. Como sugerido pelos Parâmetros Curriculares Nacionais, os jogos se mostram uma maneira prazerosa e participativa dos alunos se relacionarem com o conteúdo escolar. Além deste indicativo, diversas estratégias educativas, envolvendo jogos, têm sido descritas na literatura científica com o objetivo de melhorar o desempenho dos estudantes em temas relacionados à Biologia, por exemplo. O trabalho de pesquisa apresentado aqui foi à construção e validação de um jogo pedagógico com as características de atividade investigativa. O jogo Kronus foi construído com viés investigativo, buscando abordar o tema biotecnologia e realizando uma revisão de vários conceitos trabalhos nas aulas de Genética. A aplicação do jogo, para validação do mesmo, foi realizada em alunos da 3ª série do Ensino Médio. Após o jogo, os estudantes preencheram um questionário de satisfação. A partir da análise da percepção apresentada pelos estudantes e da observação feita pelo pesquisador conclui-se que o Jogo Kronus torna as aulas de Biologia mais interessantes e menos cansativas, contribuindo para a revisão do conteúdo de Genética.
Abstract: The Science Teaching through inquiry activities have been an important tool for educators. Such activities have helped teachers to improve learning in their classes. Among the various options available teaching tools, this work defined the game as a research theme. As suggested by the Brazilian National Curriculum Parameters (PCN), games are an enjoyable and participatory way for the students relate to the content. In addition, various strategies involving educational games have been described in the literature showing that they help improve student performance in areas related to Biology. This research will presented the development and validation of an educational game based on the principles of inquiry activity. Kronus is a game about the topic of Biotechnology, reviewing the main concepts of Genetics. Once built, the game was used with students from twelfth grade, for which a survey of perception was applied. The survey results indicate that the game has made Biology lessons more interesting and less tiring, stimulating students to review and absorb several topics of Genetics.
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Educação em Ciências
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/47431
Issue Date: 17-Dec-2011
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