Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/47437
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Fábio Augusto Rodrigues e Silvapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6716025029694166pt_BR
dc.creatorAna Carolina Ferraz Kaminski de Oliveirapt_BR
dc.date.accessioned2022-11-25T14:09:14Z-
dc.date.available2022-11-25T14:09:14Z-
dc.date.issued2016-07-02-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/47437-
dc.description.resumoA forma tradicional que impera em nossas escolas advém de um modelo comportamental consolidado, transmitido de professor para aluno, de geração em geração, tanto em sala de aula do Ensino Básico quanto do Ensino Superior. Dessa maneira, se mostra importante a reflexão de professores sobre o ato de ensinar. Porém, não podemos ser ingênuos em acreditar que a transformação destas concepções e práticas docentes possam ocorrer por meio de uma discussão pontual de aspectos do ensino tradicional (CARVALHO e GIL-PÉREZ, 1992). Assim, o presente trabalho tem como objetivo avaliar qual o entendimento de professores sobre o Ensino de Ciências por Investigação, após terem cursado um curso de especialização em Ensino de Ciências por Investigação - ENCI, ofertado pelo Centro de Ensino de Ciências e Matemática de Minas Gerais (CECIMIG). Por meio das respostas a um questionário elaborado por nós, propomos entender como o ensino de ciências por investigação está inserido na sala de aula desses professores e as dificuldades encontradas pelos mesmos. Nossas conclusões apontam que é necessária uma maior promoção de atividades investigativas nas salas de aula, tanto no ensino básico, quanto em outras etapas de ensino, como o ensino continuado.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Educação em Ciênciaspt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectEnsino continuadopt_BR
dc.subjectMetodologia investigativapt_BR
dc.titleO curso de especialização em ensino de ciências por investigação e sua contribuição para a formação de professorespt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Educação em Ciências

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_-_ENCI_-_versão_para_entrega_na_biblioteca.pdf683.96 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons