Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/47443
Tipo: Monografia (especialização)
Título: Uma visão panorâmica do documento preliminar da base nacional comum curricular: implicações para o ensino por investigação em química
Autor(es): Márcia Pires Fiuza de Alvarenga
primer Tutor: Márcio Antônio da Silva
Resumen: Esta pesquisa procurou evidenciar possíveis perspectivas de um ensino por investigação no documento preliminar da Base Nacional Comum Curricular (BNCC, BRASIL, 2016). Foi desenvolvida por meio de análise de conteúdo, Pauglisi & Franco (2005). Examinamos o texto preliminar da BNCC tendo como suporte as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica (DCNEB, BRASIL, 2013). Também buscamos na BNCC palavras-chaves que caracterizam um ensino investigativo, em que os conceitos e observações tiveram as pesquisas de Carvalho (2013) como referência. De acordo com os resultados, concluímos que o item processos e práticas de investigação, citados na BNCC, sugere atividades investigativas de cunho social, na qual conceitos científicos deverão ser desenvolvidos concomitantemente ao engajamento político, assim como a linguagem, postura e criticidade.
Abstract: This research sought to highlight possible perspectives of a teaching by research in the preliminary document of the National Curriculum Common Base (BNCC). It was developed through content analysis with reference Pauglisi & Franco (2005). We examined the draft text of BNCC having to support the General National Guidelines for Basic Education (DCNEB, 2013). We also seek the BNCC keywords featuring an investigative teaching, in which the concepts and observations had the Carvalho research (2013) reference. According to the results, we conclude that the item processes and research practices cited in BNCC suggests investigative activities of a social nature, in which scientific concepts should be developed concurrently with the political engagement, as well as the language, posture and criticality.
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Curso: Curso de Especialização em Educação em Ciências
Tipo de acceso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/47443
Fecha del documento: 27-ago-2016
Aparece en las colecciones:Especialização em Educação em Ciências

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
MONOGRAFIA_MARCIA_ FINAL CORRIGIDA.pdf1.19 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este elemento está licenciado bajo una Licencia Creative Commons Creative Commons