Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/1843/47553
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | Leitura em ambiente hospitalar: uma experiência com o livro "A culpa é das estrelas" |
Título(s) alternativo(s): | Reading at hospital environment: an experience with the book "A culpa é das estrelas" |
Autor(es): | Adriane Teresinha Sartori Daniervelin Renata Marques Pereira Mariotides Gomes Bezerra |
Resumo: | Este artigo analisa uma experiência de leitura literária realizada em escola hospitalar, tema distante dos currículos de cursos de licenciatura de ensino superior. A pesquisa, baseada em pressupostos teóricos de letramento literário (COSSON, 2006) e em abordagens metodológicas qualitativas da área educacional, enfoca a leitura do livro A Culpa é das Estrelas, projeto desenvolvido em 2018 com sete alunos em privação de liberdade em hospital público de Belo Horizonte. Os meandros do processo de sua realização foram registrados em diário de campo e permitem-nos constatar os desafios vividos por sujeitos que leram um texto de temática de imensa proximidade com suas próprias vidas, fato que os conduziu a posturas de adesão e de distanciamento, compartilhadas discursivamente em rodas de conversa. Mais do que o registro de uma experiência bem-sucedida de leitura, os resultados desvelam o rico e intenso mundo das crianças e adolescentes internados em hospitais, realidade invisível para quase todos os professores. |
Abstract: | This article analyzes a literary reading experience carried out at a hospital school, a theme that has not been discussed in the curricula of undergraduate courses. The research, based on theoretical assumptions of literary literacy (COSSON, 2006)and qualitative methodological approaches in the educational field, focuses on reading the book A Culpa É das Estrelas. It was a project developed in 2018 with seven students deprived of liberty at a public hospital from the city of Belo Horizonte, state of Minas Gerais, Brazil. The intricacies of its realization were recorded in a field diary that allow us to observe the challenges experienced by subjects who read a text very close to their own realities, which led them to adhesion and distance shared discursively in conversation circles. More than the recordings of a successful reading experience, the results reveal the rich and intense world of children and adolescents admitted to hospitals, an invisible reality for almost all teachers. |
Assunto: | Letramento Leitura |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Departamento: | FALE - FACULDADE DE LETRAS |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Identificador DOI: | https://doi.org/10.5007/1984-8420.2020v21n2p160 |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/47553 |
Data do documento: | 10-Dez-2020 |
metadata.dc.relation.ispartof: | Working Papers em Linguística |
Aparece nas coleções: | Artigo de Periódico |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Leitura no ambiente hospitalar uma experiencia com o livro a culpa é das estrelas.pdf | 1.48 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.