Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/47564
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Cássia Macieirapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1188991627828778pt_BR
dc.contributor.referee1Daniele de Sá Alvespt_BR
dc.creatorPriscila Inês Muniz Amânciopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8896405199675278pt_BR
dc.date.accessioned2022-11-30T11:41:19Z-
dc.date.available2022-11-30T11:41:19Z-
dc.date.issued2020-02-29-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/47564-
dc.description.abstractThe present work aimed to investigate possibles ways in order that Art, as a curricular component, can be a space in which art-educators act as mediators of image readings that lead to critical thinking in the school context. For this, it was bibliographically revised Brazilians and foreign authors that corroborate with the view that Art teaching is an important tool to make cognition more critical and to reach social insertion, consequently. Furthermore, it was pointed out the normative recognition of Art’s role as articulator of the knowledge’s critical dimension in national and Minas Gerais State’s curriculum documents. Ultimately, it stood out the importance of taking the awareness about walkable teaching paths and an educational experience report was introduced in aspiration to strengthen the task of forming autonomous human beings.pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho visa investigar caminhos possíveis para que o componente curricular Arte possa ser espaço em que os arte-educadores atuem como mediadores de leituras imagéticas que levam ao pensamento crítico no contexto escolar. Para isso, revisou-se bibliograficamente autores brasileiros e estrangeiros que corroboram com a visão de que o ensino de Arte é um dispositivo importante para a criticização das percepções e a consequente inserção social. Ademais, apontou-se nos documentos curriculares nacionais e do Estado de Minas Gerais o reconhecimento normativo do papel da Arte enquanto articulador da dimensão crítica do conhecimento. Por fim, ressaltou-se a importância da tomada de consciência dos caminhos docentes a serem percorridos e apresentou-se um relato de experiência educativa com o anseio de fortalecer a tarefa de formar de seres autônomos.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEBA - ESCOLA DE BELAS ARTESpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneaspt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de artept_BR
dc.subjectPensamento críticopt_BR
dc.subjectCurrículo da educação básicapt_BR
dc.subject.otherArte - Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherArte e educaçãopt_BR
dc.titleO pensamento crítico do aluno mediado pelo ensino de artept_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Monografia_priscilaamancio_28-05-2022_com folha de aprovacao_pdfa.pdf430.55 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.