Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/47566
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Maria de Fátima Marcelospt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2710399980948810pt_BR
dc.contributor.referee1Silvia Eugênia do Amaralpt_BR
dc.creatorCibele Cynthia Araújo Gomespt_BR
dc.date.accessioned2022-11-30T11:48:23Z-
dc.date.available2022-11-30T11:48:23Z-
dc.date.issued2011-11-17-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/47566-
dc.description.abstractThis study is aimed to contribute to the teaching of Science through Investigation via researching human sexuality. Considering the historical changes of human relationships, this study aims specifically to investigate the values sought by adolescents when engaging in a romantic relationship. It also investigates whether such values compare to those sought by adults. To reach those objectives, a bibliographical survey covering books, papers, notes, legislation and documents on sexuality, sexual education and values was developed, followed by an empirical phase consisting of a questionnaire completed by a group of adolescents and adult teachers on the values sought in romantic relationships. The data collected is presented in charts and graphs and were analyzed in the light of the above mentioned theoretical reference. The results indicate both similarities and differences between the values pointed by adolescents and adults. We believe this work contributes a new perspective for research on Science through Investigation.pt_BR
dc.description.resumoEsse trabalho tem por objetivo geral contribuir para o ensino de Ciências por investigação por meio de pesquisa sobre a sexualidade humana. O objetivo específico é, levando em consideração as modificações ocorridas ao longo da histórica do relacionamento afetivo humano, verificar que valores adolescentes de ambos os gêneros buscam nos possíveis parceiros durante a conquista amorosa e se os mesmos coincidem ou não com os valores de adultos. Para atingi-lo, foi realizada uma pesquisa constituída de fase bibliográfica e fase empírica. Constituíram fontes de pesquisa bibliográfica livros, artigos, leis e documentos sobre sexualidade, educação sexual e valores. A fase empírica foi composta de 2 etapas: pesquisas de campo por meio de questionários, direcionada aos adolescentes de hoje, sobre os valores buscados durante a conquista; pesquisas de campo por meio de questionários, direcionada a um grupo de professores, com o objetivo de investigar que valores os mesmos buscam em seus possíveis parceiros amorosos. Trata-se do mesmo questionário respondido pelos adolescentes. Os dados coletados deram origem a quadros e gráficos, sendo analisados à luz do referencial teórico consultado. Os resultados apontam diferenças e semelhanças entre os valores apontados por adolescentes e adultos. Consideramos que esse trabalho abre novas perspectivas de pesquisas no ensino de ciências por investigação.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Educação em Ciênciaspt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectConquista amorosapt_BR
dc.subjectEducação afetivo-sexualpt_BR
dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
dc.subjectSexualidadept_BR
dc.subjectValorespt_BR
dc.titleConquista amorosa: valores buscados no parceiro entre os jovens e adultos humanospt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Educação em Ciências

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Monografia Enci III 2011 Cibele Cynthia A Gomes.pdf661.61 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons