Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/47568
Tipo: Dissertação
Título: Teatro, jogo e adolescência: um encontro das potencialidades do jogo quando presente na escola
Autor(es): Kauê Antonio da Silva Rocha
Primeiro Orientador: Ricardo Carvalho de Figueiredo
Primeiro membro da banca : Maria Lúcia de Souza Barros Pupo
Segundo membro da banca: Carmela Corrêa Soares
Resumo: Quais delineamentos o jogo, enquanto método,pode traçarpara a formação -na escola e na vida -do adolescente? Essa é uma das interrogações que guiam a presente pesquisa, cujo objetivo foio de investigar o encontro entre o jogo, elemento da prática teatral presente em diversos âmbitos da cena, e a adolescência, faixa etária plural e repleta de transformações, dentro da escola pública brasileira, na aula de Teatro. Ametodologia utilizada foi de caráter qualitativa, realizada através de um denso estudo teórico acerca dos dois objetos e da realização dequatro entrevistas, feitas com uma professorade teatroe três de seus alunos, a fim de extrair do compartilhamento dessas experiências questões e análises que envolvessem as temáticas do trabalho. Os dois objetos foram investigados a partir do atravessamento de variados campos, além do Teatro, como a Sociologia, a Educação e a Psicologia, e também por documentos da legislação brasileira. Nesse ínterim, pôde-se constatar como o jogo é um método que converge as vivências de suaprática em múltiplos saberes, construindo potencialidades tanto em relação à aprendizagem das artes cênicas quanto na dinâmica da vida, tal como a interrogação inicial. Quando ele se encontra com o sujeito adolescente, imerso numa rota intensa de transformações, descobertas e inserido nos processos de socialização e construção identitária, pode reverberar importantes estímulos que caminhem junto do jovem em tal rota.
Abstract: What outlines can the game, as a method, outline for the formation ­ at school and in life ­ of the teenager? This is one of the questions that guide the present research, whose objective was to investigate the encounter between the game, an element of the theatrical practice present in different spheres of the scene, and adolescence, a plural age group and full of transformations, within the public school. Brazilian, in the Theater class. The methodology used was of a qualitative nature, carried out through a dense theoretical study about the two objects and the accomplishment of four interviews, made with a theater teacher and three of her students, in order to extract from the sharing of these experiences questions and analyzes that involving the themes of the work. The two objects were investigated from the crossing of various fields, in addition to Theater, such as Sociology, Education and Psychology, and also by documents of Brazilian legislation. In the meantime, it was possible to verify how the game is a method that converges the experiences of its practice in multiple knowledge, building potentialities both in relation to the learning of the performing arts and in the dynamics of life, such as the initial question. When he meets the adolescent subject, immersed in an intense route of transformations, discoveries and inserted in the processes of socialization and identity construction, he can reverberate important stimuli that walk with the young person on such a route.
Assunto: Teatro - Estudo e ensino
Artes cênicas
Teatro e juventude
Teatro na educação
Teatro escolar
Jogos (Psicologia)
Representação teatral
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: EBA - ESCOLA DE BELAS ARTES
Curso: Programa de Pós-Graduação em Artes
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/47568
Data do documento: 4-Jul-2022
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