Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/47568
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Ricardo Carvalho de Figueiredopt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9728770669406605pt_BR
dc.contributor.referee1Maria Lúcia de Souza Barros Pupopt_BR
dc.contributor.referee2Carmela Corrêa Soarespt_BR
dc.creatorKauê Antonio da Silva Rochapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3431200592668856pt_BR
dc.date.accessioned2022-11-30T12:08:23Z-
dc.date.available2022-11-30T12:08:23Z-
dc.date.issued2022-07-04-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/47568-
dc.description.abstractWhat outlines can the game, as a method, outline for the formation ­ at school and in life ­ of the teenager? This is one of the questions that guide the present research, whose objective was to investigate the encounter between the game, an element of the theatrical practice present in different spheres of the scene, and adolescence, a plural age group and full of transformations, within the public school. Brazilian, in the Theater class. The methodology used was of a qualitative nature, carried out through a dense theoretical study about the two objects and the accomplishment of four interviews, made with a theater teacher and three of her students, in order to extract from the sharing of these experiences questions and analyzes that involving the themes of the work. The two objects were investigated from the crossing of various fields, in addition to Theater, such as Sociology, Education and Psychology, and also by documents of Brazilian legislation. In the meantime, it was possible to verify how the game is a method that converges the experiences of its practice in multiple knowledge, building potentialities both in relation to the learning of the performing arts and in the dynamics of life, such as the initial question. When he meets the adolescent subject, immersed in an intense route of transformations, discoveries and inserted in the processes of socialization and identity construction, he can reverberate important stimuli that walk with the young person on such a route.pt_BR
dc.description.resumoQuais delineamentos o jogo, enquanto método,pode traçarpara a formação -na escola e na vida -do adolescente? Essa é uma das interrogações que guiam a presente pesquisa, cujo objetivo foio de investigar o encontro entre o jogo, elemento da prática teatral presente em diversos âmbitos da cena, e a adolescência, faixa etária plural e repleta de transformações, dentro da escola pública brasileira, na aula de Teatro. Ametodologia utilizada foi de caráter qualitativa, realizada através de um denso estudo teórico acerca dos dois objetos e da realização dequatro entrevistas, feitas com uma professorade teatroe três de seus alunos, a fim de extrair do compartilhamento dessas experiências questões e análises que envolvessem as temáticas do trabalho. Os dois objetos foram investigados a partir do atravessamento de variados campos, além do Teatro, como a Sociologia, a Educação e a Psicologia, e também por documentos da legislação brasileira. Nesse ínterim, pôde-se constatar como o jogo é um método que converge as vivências de suaprática em múltiplos saberes, construindo potencialidades tanto em relação à aprendizagem das artes cênicas quanto na dinâmica da vida, tal como a interrogação inicial. Quando ele se encontra com o sujeito adolescente, imerso numa rota intensa de transformações, descobertas e inserido nos processos de socialização e construção identitária, pode reverberar importantes estímulos que caminhem junto do jovem em tal rota.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEBA - ESCOLA DE BELAS ARTESpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Artespt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPedagogia do Teatropt_BR
dc.subjectJogopt_BR
dc.subjectAdolescênciapt_BR
dc.subjectMétodo de ensino de teatropt_BR
dc.subjectSocializaçãopt_BR
dc.subject.otherTeatro - Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherArtes cênicaspt_BR
dc.subject.otherTeatro e juventudept_BR
dc.subject.otherTeatro na educaçãopt_BR
dc.subject.otherTeatro escolarpt_BR
dc.subject.otherJogos (Psicologia)pt_BR
dc.subject.otherRepresentação teatralpt_BR
dc.titleTeatro, jogo e adolescência: um encontro das potencialidades do jogo quando presente na escolapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-7015-1320pt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação Completa (1).pdf1.26 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.