Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/47570
Type: Monografia (especialização)
Title: O uso de lixeiras seletivas em sala de aula: uma proposta baseada na educação ambiental
Authors: Geralda Bernardino da Silva
First Advisor: Maria de Fátima Marcelos
First Referee: Santer Alvares de Matos
Abstract: Esse trabalho objetiva contribuir com o ensino de ciências por investigação por meio de pesquisa sobre a prática e incentivo da coleta seletiva de lixo em sala de aula do Ensino Fundamental. Outro objetivo é avaliar as mudanças de atitude dos alunos mediante a implantação de um projeto de uso de lixeiras de coleta seletiva em sala de aula do quarto ano de Ensino Fundamental. Para atingir os dois objetivos, foi realizada uma pesquisa constituída de fase bibliográfica e fase empírica. Constituíram fontes de pesquisa livros, artigos, leis e documentos sobre o lixo, seus destinos e sobre educação ambiental. Na fase empírica, realizada em uma escola municipal de Confins-MG, foram aplicados dois questionários, implantados em um projeto de coleta seletiva e exibido o filme “Wall-e”, gerando ilustrações e discussões. Os dados coletados deram origem a gráficos e foram analisados à luz do referencial teórico. Os resultados apontam que as crianças foram sensibilizadas pelo projeto desenvolvido, demonstrando, após sua implantação, posturas que vão ao encontro de uma maior conservação ambiental no que diz respeito à questão do lixo. Consideramos que o presente trabalho abre novas perspectivas de pesquisas no ensino de ciências por investigação.
Abstract: This work aims to contribute to the Science Education through research on garbage collection in the classrooms of Elementary Schools. The specific objective is to check the changing attitudes of students by implementing a project using selective collection garbage cans in the classroom of 4th term of Elementary School. Therefore, a research was done consisting of two phases: bibliographical and empirical. Books, articles, laws and documents about garbage, their destination and environmental education were the sources of this research. In the empirical phase, held in a municipal school in Confins-MG, were applied two questionnaires, implemented a project of selective collection and the movie “Wall-e” was exhibited, creating illustrations and discussions. The collected data resulted in graphs which were based on the theoretical data. The results show that the children were sensitized by this project, demonstrating, after the deployment, postures which lead to a higher environmental conservation with respect to the issue of garbage. We believe this work opens new research perspectives on Science Education by practicing.
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Educação em Ciências
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/47570
Issue Date: 17-Dec-2011
Appears in Collections:Especialização em Educação em Ciências

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Monografia corrigida 1a.pdf354.09 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons