Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/47574
Tipo: Tese
Título: Do cinema de Béla Tarr
Autor(es): Lídia Aparecida Rodrigues Silva Mello
Primeiro Orientador: Ana Lúcia Menezes de Andrade
Primeiro Coorientador: Jorge Luiz Rocha de Vasconcellos
Primeiro membro da banca : Mateus Araujo Silva
Segundo membro da banca: Marcelo Kraiser
Terceiro membro da banca: Leonardo Alvares Vidigal
Quarto membro da banca: Mariana Ribeiro da Silva Tavares
Resumo: Esta tese versa sobre a obra cinematográfica do diretor húngaro Béla Tarr, tendo como foco seus últimos cinco filmes de longasmetragens. Parto da ideia de que nos filmes do cineasta a repetição produz diferença. Como sustentação teórica tomo como base conceitos dos filósofos: Gilles Deleuze, Friedrich Nietzsche, Baruch Spinoza e teóricos do cinema. Como método, opto pela noção de intuição de Henri Bergson.
Abstract: The thesis is about the cinematographic work of the Hungarian director Béla Tarr, focusing on his last five feature films. I begin with the ideas that in his films repetition creates difference. I am basing on the concepts of the philosophers: Gilles Deleuze, Friedrich Nietzsche, Baruch Spinoza and film theorists. I work through Henri Bergson's notion of intuition as a methodology.
Assunto: Tarr, Béla, 1955-
Diretores e produtores de cinema - Hungria
Cinema - Filosofia
Cinema
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: EBA - ESCOLA DE BELAS ARTES
Curso: Programa de Pós-Graduação em Artes
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/47574
Data do documento: 5-Mai-2017
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tese doutorado,Lidia Mello.pdf71.13 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.