Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/1843/47574
Tipo: | Tese |
Título: | Do cinema de Béla Tarr |
Autor(es): | Lídia Aparecida Rodrigues Silva Mello |
Primeiro Orientador: | Ana Lúcia Menezes de Andrade |
Primeiro Coorientador: | Jorge Luiz Rocha de Vasconcellos |
Primeiro membro da banca : | Mateus Araujo Silva |
Segundo membro da banca: | Marcelo Kraiser |
Terceiro membro da banca: | Leonardo Alvares Vidigal |
Quarto membro da banca: | Mariana Ribeiro da Silva Tavares |
Resumo: | Esta tese versa sobre a obra cinematográfica do diretor húngaro Béla Tarr, tendo como foco seus últimos cinco filmes de longasmetragens. Parto da ideia de que nos filmes do cineasta a repetição produz diferença. Como sustentação teórica tomo como base conceitos dos filósofos: Gilles Deleuze, Friedrich Nietzsche, Baruch Spinoza e teóricos do cinema. Como método, opto pela noção de intuição de Henri Bergson. |
Abstract: | The thesis is about the cinematographic work of the Hungarian director Béla Tarr, focusing on his last five feature films. I begin with the ideas that in his films repetition creates difference. I am basing on the concepts of the philosophers: Gilles Deleuze, Friedrich Nietzsche, Baruch Spinoza and film theorists. I work through Henri Bergson's notion of intuition as a methodology. |
Assunto: | Tarr, Béla, 1955- Diretores e produtores de cinema - Hungria Cinema - Filosofia Cinema |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Departamento: | EBA - ESCOLA DE BELAS ARTES |
Curso: | Programa de Pós-Graduação em Artes |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/47574 |
Data do documento: | 5-Mai-2017 |
Aparece nas coleções: | Teses de Doutorado |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Tese doutorado,Lidia Mello.pdf | 71.13 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.