Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/47683
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Fernanda Silva Torrespt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6283622520369981pt_BR
dc.creatorEdivan Mirandapt_BR
dc.date.accessioned2022-12-02T10:59:26Z-
dc.date.available2022-12-02T10:59:26Z-
dc.date.issued2014-12-06-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/47683-
dc.description.abstractScience education through research methodology has proven teaching strategies and different from what has been often exploited in schools, being a tool that teachers can use to diversify their practice in school, in order to boost their learning lessons and develop skills and competencies in their students. Among the different types of activities available to investigative character, investigative practical activity was chosen as the research object of this paper, due to the need to reassess the traditional practical classes in which the student is a mere spectator. This study developed a research practice activity on the ABO blood typing system using simple materials, easy acquisition and manipulation which are designed to safely simulate the reactions that occur during the course of the identification procedure of the ABO blood group system, possibly be developed at any school that provides or not the science lab. The target audience for this research were students of the 3rd year of high school, that after the completion of the proposed activity to fill out a satisfaction questionnaire. Thus, by analyzing the students' perception and observation made by the researcher during the course of investigative practice activity, it was concluded that it presented itself as a great educational tool that provided a stimulus to students in relation to the subject studied, well as possible the practical demonstration of the theory studied in class.pt_BR
dc.description.resumoO ensino de Ciências por meio da metodologia investigativa tem se mostrado uma estratégia de ensino e aprendizagem diferente das que têm sido mais frequentemente exploradas nas escolas, sendo uma ferramenta que o professor pode utilizar para diversificar sua prática no cotidiano escolar, no sentido de dinamizar suas aulas e desenvolver habilidades e competências em seus alunos. Dentre os diversos tipos de atividades com caráter investigativo disponíveis, a atividade prática investigativa foi a escolhida como objeto de pesquisa do presente trabalho, devido à necessidade em se reavaliar as aulas práticas tradicionais, nas quais o aluno é um mero expectador. Este trabalho desenvolveu uma atividade prática investigativa sobre tipagem sanguínea do sistema ABO, utilizando materiais simples, de fácil aquisição e manipulação que têm por função simular de forma segura as reações que acontecem durante a realização do procedimento de identificação do grupo sanguíneo do sistema ABO, podendo ser desenvolvida em qualquer escola que disponha ou não de laboratório de Ciências. O público alvo desta pesquisa foram alunos do 3º ano do ensino médio, que após a realização da atividade proposta preencheram um questionário de satisfação. Assim, por meio da análise da percepção dos alunos e da observação feita pelo pesquisador durante a realização da atividade prática investigativa, concluiu-se que a mesma se apresentou como uma ótima ferramenta pedagógica que proporcionou um estímulo aos estudantes na relação com o tema estudado, bem como possibilitou a demonstração prática da teoria estudada em sala de aula.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Educação em Ciênciaspt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectAulas práticaspt_BR
dc.subjectEnsino por investigaçãopt_BR
dc.subjectTipagem sanguínea do sistema ABOpt_BR
dc.titleO uso de aulas práticas investigativas na consolidação do aprendizado e na vivência do método científico - uma abordagem sobre grupos sanguíneos do sistema ABOpt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Educação em Ciências

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Monografia versão final - Edivan Miranda.pdf885.93 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons