Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/47753
Type: | Monografia (especialização) |
Title: | Relato de experiência: avaliação da aplicação de um conjunto de atividades de caráter investigativo no ensino fundamental |
Authors: | Sayonara Aparecida Soares Eleutério |
First Advisor: | Rosilene Siray Bicalho |
Abstract: | O presente trabalho teve como objetivo refletir sobre a experiência obtida em uma turma do 8º ano do Ensino Fundamental, de uma escola pública, após a aplicação de um conjunto de atividades de caráter investigativo em uma proposta idealizada no conteúdo de Astronomia. Verificamos também a capacidade de aprendizagem nessa matéria a partir de um estudo direcionado. Nesse estudo, foram utilizadas: aplicação de questionário diagnóstico, tabulação dos resultados e observação dos alunos em sala e no trabalho de campo feito na visita à I Jornada Observacional em Bom Despacho/MG. Foi aplicado um questionário para avaliar o conhecimento prévio dos estudantes sobre o Sistema Sol-Terra-Lua. Por fim, há um relato escrito pelos estudantes após a culminância da palestra sobre o desenvolvimento desse estudo. Sendo assim, ao final deste trabalho tem-se um resultado que possibilita uma reflexão sobre as possíveis estratégias a serem aplicadas pelos educadores para o ensino da astronomia. |
language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
metadata.dc.publisher.department: | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO |
metadata.dc.publisher.program: | Curso de Especialização em Educação em Ciências |
Rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/47753 |
Issue Date: | 28-Nov-2015 |
Appears in Collections: | Especialização em Educação em Ciências |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Sayonara Aparecida Soares Eleutério.pdf | 2.33 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License