Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/47754
Type: Monografia (especialização)
Title: Educação ambiental e o ensino de ciências por investigação - propostas integradas em uma escola pública de Divinópolis, MG
Authors: Catarina Teixeira
First Advisor: Márcia Maria Martins Parreiras
Abstract: A Educação Ambiental vem adquirindo uma grande importância no mundo, sendo hoje pertinente que os currículos escolares busquem desenvolver práticas pedagógicas ambientalizadas. O presente trabalho relata a proposta de uma atividade de Educação Ambiental em que foi proposto um modelo experimental com caráter investigativo como ferramenta de ensino. Pretende-se a partir dessa atividade promover a sensibilização e posterior mudança de hábitos dos estudantes de uma escola pública da cidade de Divinópolis, MG. A fim de se alcançar tal objetivo, realizou-se o diagnóstico da percepção ambiental de 110 alunos do ensino fundamental II de uma escola pública, por meio da aplicação de questionários. Posteriormente, elaborou-se uma atividade investigativa a partir da percepção ambiental realizada, optando-se por temáticas apontadas por este diagnóstico. A proposta pretendeu criar um ambiente onde se pudessem tecer relações entre os conhecimentos prévios dos alunos do ensino fundamental de maneira a negociar significados que pudessem ser construídos sob a ótica científica acerca da Educação Ambiental.
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Educação em Ciências
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/47754
Issue Date: 15-Dec-2012
Appears in Collections:Especialização em Educação em Ciências

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Monografia ENCI - Catarina.pdf1.55 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons