Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/47756
Tipo: Monografia (especialização)
Título: Expressando a afetividade, trabalhando a autoestima
Autor(es): Gláucia Martins de Oliveira
Primeiro Orientador: Regina Célia Passos Ribeiro de Campos
Resumo: Este trabalho de análise crítica pedagógica busca realizar uma investigação, a partir da análise e reflexão da prática pedagógica, sobre o tema: “emoções e sentimentos: vivências afetivas fundamentais nas interações professor-aluno”. Esse tema foi relacionado e problematizado com os referenciais teóricos e conceituais, bem como conhecimentos adquiridos ao longo do curso de especialização. Assim fundamentado, o Projeto de Ação Pedagógica: “Expressando a afetividade, trabalhando a autoestima”, foi implementado com o objetivo de observar a expressão dos sentimentos/afetividade dos alunos bem como suas manifestações no ambiente escolar. As ações foram desenvolvidas com uma turma de crianças de 5 anos de idade, no segundo semestre de 2011, por meio de atividades planejadas e executadas dentro da rotina escolar das crianças e rodas de discussões acerca do tema, após leituras de literaturas infantis, apresentações de atividades feitas em casa pelos pais e pelas crianças, ou fatos ocorridos no dia a dia. Destaca-se a atividade entre as atividades realizadas como parte desse projeto o “Quadro dos sentimentos” onde cada criança teve a oportunidade de registrar através das carinhas: triste, alegre e irritado seu estado de humor naquele dia e falar sobre sua tristeza e/ou felicidade e/ou irritabilidade para o restante do grupo; outro empreendimento foram as apresentações das atividades feitas pelos pais e pelas crianças na roda em sala se aula. Os resultados alcançados foram: a promoção das interações entre aluno e educador, a valorização das produções das crianças e enfim, a permissão da expressão dos sentimentos e da afetividade no ambiente escolar, considerando-os como fatores fundamentais no relacionamento professor aluno, que já fazia parte da proposta pedagógica, mas foi intencionalmente incorporada à dimensão afetiva ressaltando a aprendizagem e a afetividade na formação da autoestima.
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Curso: Curso de Especialização em Formação de Educadores Para a Educação Básica
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/47756
Data do documento: 7-Jul-2012
Aparece nas coleções:Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TRABALHO FINAL GLÁUCIA.pdf821.29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons