Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/47756
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Regina Célia Passos Ribeiro de Campospt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8735843929048839pt_BR
dc.creatorGláucia Martins de Oliveirapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0431063950142073pt_BR
dc.date.accessioned2022-12-06T13:19:09Z-
dc.date.available2022-12-06T13:19:09Z-
dc.date.issued2012-07-07-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/47756-
dc.description.resumoEste trabalho de análise crítica pedagógica busca realizar uma investigação, a partir da análise e reflexão da prática pedagógica, sobre o tema: “emoções e sentimentos: vivências afetivas fundamentais nas interações professor-aluno”. Esse tema foi relacionado e problematizado com os referenciais teóricos e conceituais, bem como conhecimentos adquiridos ao longo do curso de especialização. Assim fundamentado, o Projeto de Ação Pedagógica: “Expressando a afetividade, trabalhando a autoestima”, foi implementado com o objetivo de observar a expressão dos sentimentos/afetividade dos alunos bem como suas manifestações no ambiente escolar. As ações foram desenvolvidas com uma turma de crianças de 5 anos de idade, no segundo semestre de 2011, por meio de atividades planejadas e executadas dentro da rotina escolar das crianças e rodas de discussões acerca do tema, após leituras de literaturas infantis, apresentações de atividades feitas em casa pelos pais e pelas crianças, ou fatos ocorridos no dia a dia. Destaca-se a atividade entre as atividades realizadas como parte desse projeto o “Quadro dos sentimentos” onde cada criança teve a oportunidade de registrar através das carinhas: triste, alegre e irritado seu estado de humor naquele dia e falar sobre sua tristeza e/ou felicidade e/ou irritabilidade para o restante do grupo; outro empreendimento foram as apresentações das atividades feitas pelos pais e pelas crianças na roda em sala se aula. Os resultados alcançados foram: a promoção das interações entre aluno e educador, a valorização das produções das crianças e enfim, a permissão da expressão dos sentimentos e da afetividade no ambiente escolar, considerando-os como fatores fundamentais no relacionamento professor aluno, que já fazia parte da proposta pedagógica, mas foi intencionalmente incorporada à dimensão afetiva ressaltando a aprendizagem e a afetividade na formação da autoestima.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Formação de Educadores Para a Educação Básicapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectExpressãopt_BR
dc.subjectAfetividadept_BR
dc.subjectSentimentospt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectAutoestimapt_BR
dc.titleExpressando a afetividade, trabalhando a autoestimapt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TRABALHO FINAL GLÁUCIA.pdf821.29 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons