Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/47756
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Regina Célia Passos Ribeiro de Campos | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8735843929048839 | pt_BR |
dc.creator | Gláucia Martins de Oliveira | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/0431063950142073 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-12-06T13:19:09Z | - |
dc.date.available | 2022-12-06T13:19:09Z | - |
dc.date.issued | 2012-07-07 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/47756 | - |
dc.description.resumo | Este trabalho de análise crítica pedagógica busca realizar uma investigação, a partir da análise e reflexão da prática pedagógica, sobre o tema: “emoções e sentimentos: vivências afetivas fundamentais nas interações professor-aluno”. Esse tema foi relacionado e problematizado com os referenciais teóricos e conceituais, bem como conhecimentos adquiridos ao longo do curso de especialização. Assim fundamentado, o Projeto de Ação Pedagógica: “Expressando a afetividade, trabalhando a autoestima”, foi implementado com o objetivo de observar a expressão dos sentimentos/afetividade dos alunos bem como suas manifestações no ambiente escolar. As ações foram desenvolvidas com uma turma de crianças de 5 anos de idade, no segundo semestre de 2011, por meio de atividades planejadas e executadas dentro da rotina escolar das crianças e rodas de discussões acerca do tema, após leituras de literaturas infantis, apresentações de atividades feitas em casa pelos pais e pelas crianças, ou fatos ocorridos no dia a dia. Destaca-se a atividade entre as atividades realizadas como parte desse projeto o “Quadro dos sentimentos” onde cada criança teve a oportunidade de registrar através das carinhas: triste, alegre e irritado seu estado de humor naquele dia e falar sobre sua tristeza e/ou felicidade e/ou irritabilidade para o restante do grupo; outro empreendimento foram as apresentações das atividades feitas pelos pais e pelas crianças na roda em sala se aula. Os resultados alcançados foram: a promoção das interações entre aluno e educador, a valorização das produções das crianças e enfim, a permissão da expressão dos sentimentos e da afetividade no ambiente escolar, considerando-os como fatores fundamentais no relacionamento professor aluno, que já fazia parte da proposta pedagógica, mas foi intencionalmente incorporada à dimensão afetiva ressaltando a aprendizagem e a afetividade na formação da autoestima. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.publisher.program | Curso de Especialização em Formação de Educadores Para a Educação Básica | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ | * |
dc.subject | Expressão | pt_BR |
dc.subject | Afetividade | pt_BR |
dc.subject | Sentimentos | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Autoestima | pt_BR |
dc.title | Expressando a afetividade, trabalhando a autoestima | pt_BR |
dc.type | Monografia (especialização) | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TRABALHO FINAL GLÁUCIA.pdf | 821.29 kB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License