Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/47769
Tipo: Monografia (especialização)
Título: As mudanças na aprendizagem dos alunos do 6º ano
Autor(es): Wilma da Silva Araujo Costa
primer Tutor: Bernardo Micherif Carneiro
primer miembro del tribunal : Maria José Gontijo
Resumen: O presente trabalho refere-se a um plano de ação desenvolvido na Escola Municipal Professor Moacyr Andrade situada na região de venda nova . Tal ação visa entender o por que a relação dos alunos com a aprendizagem se modifica no 6º ano. Realizou-se uma pesquisa de abordagem qualitativa e como procedimento para coleta de dados optou-se pela entrevista. Teve como amostra os alunos do 6º ano, os professores que trabalham com o 5º e 6º ano e os docentes que trabalham com o 6º ano. A pesquisa na sua maioria buscou respaldo nas respostas fornecidas pelos alunos e professores, o objetivo da pesquisadora era colher informações no seu ambiente de trabalho, campo da pesquisa onde os próprios entrevistados com suas respostas deram suporte e embasamento para o tema pesquisado. Com uma análise qualitativa dos dados obtidos pode- se concluir que as mudanças na aprendizagem dos alunos do 6º ano estão atrelados a diversos fatores dentre eles: número maior de matérias, maior número de professores,conteúdos mais difíceis, falta de auxílio no aprendizado por parte dos pais e um investimento maior na relação de amizades com os colegas. Diante de tais dificuldades enfrentadas pelos alunos do 6º ano seria importante que o trabalho dos professores contemplasse atividades de grupo, aproveitar que a capacidade verbal dos alunos nessa fase está aflorada e desenvolver trabalhos privilegiando a oralidade, aproveitando os acontecimentos que eles gostam de contar uns para os outros e propiciar momento da escuta e o trabalho com a rotina para que os educandos possam se organizar ficando menos agitados e controlando a ansiedade que é típico dessa idade, fase em que se encontram que é a “pré-adolescência”.
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Curso: Curso de Especialização em Formação de Educadores Para a Educação Básica
Tipo de acceso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/47769
Fecha del documento: 9-may-2015
Aparece en las colecciones:Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
WILMA DA SILVA ARAUJO COSTA.pdf255.86 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este elemento está licenciado bajo una Licencia Creative Commons Creative Commons