Use este identificador para citar o ir al link de este elemento:
http://hdl.handle.net/1843/47769
Tipo: | Monografia (especialização) |
Título: | As mudanças na aprendizagem dos alunos do 6º ano |
Autor(es): | Wilma da Silva Araujo Costa |
primer Tutor: | Bernardo Micherif Carneiro |
primer miembro del tribunal : | Maria José Gontijo |
Resumen: | O presente trabalho refere-se a um plano de ação desenvolvido na Escola Municipal Professor Moacyr Andrade situada na região de venda nova . Tal ação visa entender o por que a relação dos alunos com a aprendizagem se modifica no 6º ano. Realizou-se uma pesquisa de abordagem qualitativa e como procedimento para coleta de dados optou-se pela entrevista. Teve como amostra os alunos do 6º ano, os professores que trabalham com o 5º e 6º ano e os docentes que trabalham com o 6º ano. A pesquisa na sua maioria buscou respaldo nas respostas fornecidas pelos alunos e professores, o objetivo da pesquisadora era colher informações no seu ambiente de trabalho, campo da pesquisa onde os próprios entrevistados com suas respostas deram suporte e embasamento para o tema pesquisado. Com uma análise qualitativa dos dados obtidos pode- se concluir que as mudanças na aprendizagem dos alunos do 6º ano estão atrelados a diversos fatores dentre eles: número maior de matérias, maior número de professores,conteúdos mais difíceis, falta de auxílio no aprendizado por parte dos pais e um investimento maior na relação de amizades com os colegas. Diante de tais dificuldades enfrentadas pelos alunos do 6º ano seria importante que o trabalho dos professores contemplasse atividades de grupo, aproveitar que a capacidade verbal dos alunos nessa fase está aflorada e desenvolver trabalhos privilegiando a oralidade, aproveitando os acontecimentos que eles gostam de contar uns para os outros e propiciar momento da escuta e o trabalho com a rotina para que os educandos possam se organizar ficando menos agitados e controlando a ansiedade que é típico dessa idade, fase em que se encontram que é a “pré-adolescência”. |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Institución: | UFMG |
Departamento: | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO |
Curso: | Curso de Especialização em Formação de Educadores Para a Educação Básica |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/47769 |
Fecha del documento: | 9-may-2015 |
Aparece en las colecciones: | Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica |
archivos asociados a este elemento:
archivo | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
WILMA DA SILVA ARAUJO COSTA.pdf | 255.86 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este elemento está licenciado bajo una Licencia Creative Commons