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dc.contributor.advisor1Bernardo Micherif Carneiropt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0721148737838315pt_BR
dc.contributor.referee1Maria José Gontijopt_BR
dc.creatorWilma da Silva Araujo Costapt_BR
dc.date.accessioned2022-12-06T14:46:06Z-
dc.date.available2022-12-06T14:46:06Z-
dc.date.issued2015-05-09-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/47769-
dc.description.resumoO presente trabalho refere-se a um plano de ação desenvolvido na Escola Municipal Professor Moacyr Andrade situada na região de venda nova . Tal ação visa entender o por que a relação dos alunos com a aprendizagem se modifica no 6º ano. Realizou-se uma pesquisa de abordagem qualitativa e como procedimento para coleta de dados optou-se pela entrevista. Teve como amostra os alunos do 6º ano, os professores que trabalham com o 5º e 6º ano e os docentes que trabalham com o 6º ano. A pesquisa na sua maioria buscou respaldo nas respostas fornecidas pelos alunos e professores, o objetivo da pesquisadora era colher informações no seu ambiente de trabalho, campo da pesquisa onde os próprios entrevistados com suas respostas deram suporte e embasamento para o tema pesquisado. Com uma análise qualitativa dos dados obtidos pode- se concluir que as mudanças na aprendizagem dos alunos do 6º ano estão atrelados a diversos fatores dentre eles: número maior de matérias, maior número de professores,conteúdos mais difíceis, falta de auxílio no aprendizado por parte dos pais e um investimento maior na relação de amizades com os colegas. Diante de tais dificuldades enfrentadas pelos alunos do 6º ano seria importante que o trabalho dos professores contemplasse atividades de grupo, aproveitar que a capacidade verbal dos alunos nessa fase está aflorada e desenvolver trabalhos privilegiando a oralidade, aproveitando os acontecimentos que eles gostam de contar uns para os outros e propiciar momento da escuta e o trabalho com a rotina para que os educandos possam se organizar ficando menos agitados e controlando a ansiedade que é típico dessa idade, fase em que se encontram que é a “pré-adolescência”.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Formação de Educadores Para a Educação Básicapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectAprendizagenspt_BR
dc.subjectMudançaspt_BR
dc.subjectAlunospt_BR
dc.subjectProfessorespt_BR
dc.titleAs mudanças na aprendizagem dos alunos do 6º anopt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica

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