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http://hdl.handle.net/1843/47769
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor1 | Bernardo Micherif Carneiro | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0721148737838315 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Maria José Gontijo | pt_BR |
dc.creator | Wilma da Silva Araujo Costa | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-12-06T14:46:06Z | - |
dc.date.available | 2022-12-06T14:46:06Z | - |
dc.date.issued | 2015-05-09 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/47769 | - |
dc.description.resumo | O presente trabalho refere-se a um plano de ação desenvolvido na Escola Municipal Professor Moacyr Andrade situada na região de venda nova . Tal ação visa entender o por que a relação dos alunos com a aprendizagem se modifica no 6º ano. Realizou-se uma pesquisa de abordagem qualitativa e como procedimento para coleta de dados optou-se pela entrevista. Teve como amostra os alunos do 6º ano, os professores que trabalham com o 5º e 6º ano e os docentes que trabalham com o 6º ano. A pesquisa na sua maioria buscou respaldo nas respostas fornecidas pelos alunos e professores, o objetivo da pesquisadora era colher informações no seu ambiente de trabalho, campo da pesquisa onde os próprios entrevistados com suas respostas deram suporte e embasamento para o tema pesquisado. Com uma análise qualitativa dos dados obtidos pode- se concluir que as mudanças na aprendizagem dos alunos do 6º ano estão atrelados a diversos fatores dentre eles: número maior de matérias, maior número de professores,conteúdos mais difíceis, falta de auxílio no aprendizado por parte dos pais e um investimento maior na relação de amizades com os colegas. Diante de tais dificuldades enfrentadas pelos alunos do 6º ano seria importante que o trabalho dos professores contemplasse atividades de grupo, aproveitar que a capacidade verbal dos alunos nessa fase está aflorada e desenvolver trabalhos privilegiando a oralidade, aproveitando os acontecimentos que eles gostam de contar uns para os outros e propiciar momento da escuta e o trabalho com a rotina para que os educandos possam se organizar ficando menos agitados e controlando a ansiedade que é típico dessa idade, fase em que se encontram que é a “pré-adolescência”. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.publisher.program | Curso de Especialização em Formação de Educadores Para a Educação Básica | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ | * |
dc.subject | Aprendizagens | pt_BR |
dc.subject | Mudanças | pt_BR |
dc.subject | Alunos | pt_BR |
dc.subject | Professores | pt_BR |
dc.title | As mudanças na aprendizagem dos alunos do 6º ano | pt_BR |
dc.type | Monografia (especialização) | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica |
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WILMA DA SILVA ARAUJO COSTA.pdf | 255.86 kB | Adobe PDF | View/Open |
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