Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/47772
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Mairy Barbosa Loureiro dos Santospt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4910017050756692pt_BR
dc.contributor.referee1Santer Álvares de Matospt_BR
dc.creatorElizete Faria Vieirapt_BR
dc.date.accessioned2022-12-06T15:16:33Z-
dc.date.available2022-12-06T15:16:33Z-
dc.date.issued2015-05-09-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/47772-
dc.description.resumoEste trabalho foi desenvolvido em uma escola da Rede Municipal de Ensino de Belo Horizonte com alunos do 6º ano, com o objetivo de levar os alunos a reconhecer algumas propriedades da agua: o ciclo da água na natureza, os locais onde ela é encontrada no planeta, os estados físicos e ponto de congelamento. O ciclo hidrográfico é essencial para a renovação da água sobre a Terra. Para que não seja alterado, temos que conservar as florestas e mananciais. A principal função desse plano de ação é de discutir com os estudantes algumas propriedades da água e sua importância para a vida no planeta. Portanto, é de suma importância abordar este assunto de forma consciente e crítica, tentando construir uma mudança de postura em relação ao consumo da água por parte das crianças. Segundo Piaget (Piaget, 1977), o meio pode funcionar como estímulo à aprendizagem, a qual ocorre através de descobertas que são incorporadas para compor a estrutura cognitiva, sendo mais tarde empregadas em novas situações. A realização de aulas interativas com participação dos alunos e de atividades de laboratório apresentou resultados positivos em relação ao aprendizado dos estudantes.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Formação de Educadores Para a Educação Básicapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectEnsino Fundamentalpt_BR
dc.subjectPropriedades da águapt_BR
dc.subjectCiclo da águapt_BR
dc.titleAtividades com estudantes do sexto ano para reconhecimento de algumas propriedades da águapt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ELIZETE FARIA VIEIRA.pdf616.46 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons