Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/47772
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Mairy Barbosa Loureiro dos Santos | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4910017050756692 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Santer Álvares de Matos | pt_BR |
dc.creator | Elizete Faria Vieira | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-12-06T15:16:33Z | - |
dc.date.available | 2022-12-06T15:16:33Z | - |
dc.date.issued | 2015-05-09 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/47772 | - |
dc.description.resumo | Este trabalho foi desenvolvido em uma escola da Rede Municipal de Ensino de Belo Horizonte com alunos do 6º ano, com o objetivo de levar os alunos a reconhecer algumas propriedades da agua: o ciclo da água na natureza, os locais onde ela é encontrada no planeta, os estados físicos e ponto de congelamento. O ciclo hidrográfico é essencial para a renovação da água sobre a Terra. Para que não seja alterado, temos que conservar as florestas e mananciais. A principal função desse plano de ação é de discutir com os estudantes algumas propriedades da água e sua importância para a vida no planeta. Portanto, é de suma importância abordar este assunto de forma consciente e crítica, tentando construir uma mudança de postura em relação ao consumo da água por parte das crianças. Segundo Piaget (Piaget, 1977), o meio pode funcionar como estímulo à aprendizagem, a qual ocorre através de descobertas que são incorporadas para compor a estrutura cognitiva, sendo mais tarde empregadas em novas situações. A realização de aulas interativas com participação dos alunos e de atividades de laboratório apresentou resultados positivos em relação ao aprendizado dos estudantes. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.publisher.program | Curso de Especialização em Formação de Educadores Para a Educação Básica | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ | * |
dc.subject | Ensino Fundamental | pt_BR |
dc.subject | Propriedades da água | pt_BR |
dc.subject | Ciclo da água | pt_BR |
dc.title | Atividades com estudantes do sexto ano para reconhecimento de algumas propriedades da água | pt_BR |
dc.type | Monografia (especialização) | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ELIZETE FARIA VIEIRA.pdf | 616.46 kB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License