Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/47781
Type: Monografia (especialização)
Title: Fotografia e o ensino de arte: possibilidades de abordagem artística da fotografia no ensino de arte
Authors: Barbara Millen Rodrigues Magalhães
First Advisor: Geraldo Freire Loyola
First Referee: Cláudia Regina dos Anjos
Abstract: Este trabalho traz reflexões acerca de possibilidades de abordagens da fotografia como expressão artística no ensino de Arte. Tem como proposta, levar a um grupo de alunos da Escola Clóvis Salgado da cidade de Governador Valadares, a oportunidade de experimentar e refletir acerca da imagem fotográfica como arte, além de ensiná-los sobre os princípios básicos de composição e enquadramento, através de aulas planejadas em programa PowerPoin, apresentando textos e referências visuais com intuito de facilitar a aprendizagem. Mostrar também aos professores sobre a importância de inserir a tecnologia neste ensino. Apresenta resumidamente a história da fotografia, conceitos e proposições de abordagem da mesma e busca nas obras do projeto êxodo do fotógrafo Sebastião Salgado, referências para reflexão e contextualização. As ações propostas para desenvolver com os alunos partem de três eixos da abordagem triangular: apreciar arte, discutir e contextualizar arte e criar arte.
Subject: Arte - Estudo e ensino
Fotografia
Arte e tecnologia
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: EBA - ESCOLA DE BELAS ARTES
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/47781
Issue Date: 9-Oct-2011
Appears in Collections:Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.