Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/47800
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Junot de Oliveira Maiapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9606848154032239pt_BR
dc.contributor.referee1Érika Amâncio Caetanopt_BR
dc.contributor.referee2Marina Morena dos Santos e Silvapt_BR
dc.creatorValdiene Aparecida Gomespt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9767359015120458pt_BR
dc.date.accessioned2022-12-06T20:34:02Z-
dc.date.available2022-12-06T20:34:02Z-
dc.date.issued2022-02-04-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/47800-
dc.description.abstractThis project provides to teachers a group of activities addressed to high school first year students, within the Life Project (BRASIL, 2018) curricular component. These activities have been created based on suggestion developed in a Tutoring Study Plan (PET), which was developed by the State Department of Education of the state of Minas Gerais (SEE/MG). Such material became necessary due the Covid-19 pandemic, which led to the suspension of presential activities in schools. In the material created I propose that in the final activities of each used topic, should be inserted the usage of Digital Technologies of Communication and Information (TDICs) to replace the activities presented in the PET. The purpose of this insertion is to grant students the improvement of the digital literacy, which is undoubtedly one of the roles of contemporary Brazilian schools (ROJO; MOURA, 2012). To achieve this, I have used as methodological resource the SAMR.br model presented by Nicolau (2017), which facilitate the application, by teachers, the TIDCs in the classroom. The suggested model divides the technological resources used in a pedagogical activity into categories: replacement, expansion, modification and redefinition (NICOLAU, 2017).pt_BR
dc.description.resumoEste projeto de ensino apresenta aos professores atividades voltadas para alunos primeiro ano do ensino médio, dentro do componente curricular Projeto de Vida (BRASIL, 2018). Tais atividades foram feitas a partir das propostas desenvolvidas no Plano de Estudo tutorado (PET), que foi elaborado pela Secretaria Estadual de Educação do estado de Minas Gerais (SEE/MG). Tal material se fez necessário por conta da pandemia de Covid-19, que ocasionou a suspensão das atividades presenciais nas escolas. A partir desse material, proponho que nas atividades culminantes de cada temática abordada, seja inserido o uso das Tecnologias Digitais de Comunicação e Informação (TDICs) para substituir as atividades contidas no PET. O intuito dessa inserção é oportunizar aos alunos o aprimoramento do letramento digital, que sem dúvida, é um dos papéis das escolas brasileiras na contemporaneidade (ROJO; MOURA, 2012). Para tal, usei como recurso metodológico o modelo SAMR.br apresentado por Nicolau (2017), que facilita a aplicação, por parte dos professores, das TIDCs em sala de aula. O modelo sugerido divide os recursos tecnológicos empregados numa atividade pedagógica em categorias: substituição, ampliação, modificação e redefinição (NICOLAU, 2017).pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFALE - FACULDADE DE LETRASpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Linguagem, Tecnologia e Educação (EAD)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/pt/*
dc.subjectProjeto de Vida.pt_BR
dc.subjectLetramento digital.pt_BR
dc.subjectModelo SAMR.br.pt_BR
dc.subject.otherLínguas – Estudo e ensinopt_BR
dc.titleProjeto de vida: a aplicação da metodologia SAMR.br na reelaboração das atividades dos Planos de Estudo Tutorado (PET/MG)pt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/ 0000-0002-6911-6015pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Linguagem, Tecnologia e Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
VERSAOFINAL_VALDIENEGOMES.pdf1.17 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons