Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/47802
Type: Monografia (especialização)
Title: Divulgação científica em podcasts: uma proposta a partir da pedagogia de projetos
Authors: Bárbara Amaral da Silva
First Advisor: Junot de Oliveira Maia
First Referee: Érika Amâncio Caetano
Second Referee: Marina Morena dos Santos e Silva
Abstract: Uma das grandes funções das universidades é a realização de pesquisas nas mais diversas áreas das ciências, sejam elas as ciências humanas, as ciências exatas, as ciências biológicas. Além de serem produtores de ciência, os discentes assumem outro importante papel, o de divulgadores dessas pesquisas. Entretanto, ao iniciarem o ensino superior, muitas vezes, eles são envolvidos em práticas sociodiscursivas com as quais ainda não estão familiarizados, e a divulgação científica é uma delas. Levando em conta essa demanda, nosso objetivo é apresentar uma proposta de ensino a ser desenvolvida na modalidade online da educação universitária em disciplina ligada à produção textual acadêmica. O projeto busca, nesse sentido, inserir os alunos em uma prática de letramento de divulgação científica por meio do gênero discursivo podcast. Para tanto, nossa base metodológica é a pedagogia de projetos, a partir da qual os alunos serão incentivados a produzir um podcast Expositivo/Informativo sobre temas que envolvem a divulgação científica. O produto final séra publicado no Spotify, configurandose, dessa forma, como mais uma forma de divulgar ciência. Com a proposta, acreditamos contribuir não só para ampliar o repertório de letramentos acadêmicos do aluno, como também o de letramentos digitais, trabalhando, sobretudo, com a oralidade, modalidade, por vezes, menosprezada em práticas de ensino e de aprendizagem comuns nas salas de aulas do Brasil.
Abstract: One of the great functions of universities is to carry out research in the most diverse areas of science, whether they are human sciences, exact sciences or biological sciences. In addition to being science producers, students play another important role, that of disseminating these researches. However, when they start higher education, they are often involved in sociodiscursive practices with which they are not yet familiar, and scientific dissemination is one of them. Taking this demand into account, our objective is to present a teaching proposal to be developed in the online modality of university education in a discipline linked to academic textual production. In this sense, the project seeks to insert students into a practice of literacy of science dissemination through the discursive genre podcast. Therefore, our methodological basis is the pedagogy of projects, from which students will be encouraged to produce an Expository/Informative podcast on topics involving scientific dissemination. The final product will be published on Spotify, configuring itself, in this way, as one more way to spread science. With the proposal, we believe to contribute not only to expanding the student's academic literacy repertoire, but also that of digital literacies, working above all with orality, a modality sometimes neglected in teaching and learning practices common in the classrooms of the Brazil.
Subject: Línguas – Estudo e ensino
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FALE - FACULDADE DE LETRAS
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Linguagem, Tecnologia e Educação (EAD)
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/47802
Issue Date: 3-Feb-2022
Appears in Collections:Especialização em Linguagem, Tecnologia e Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
organized.pdfTCC com ata de defesa1.69 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons