Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/47824
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Economia compartilhada no turismo: um ensaio teórico sobre o consumo colaborativo e o compartilhamento
Título(s) alternativo(s): Sharing economy in tourism: a theoretical discussion about collaborative consumption and sharing
Economía compartida en turismo: una discusión teórica sobre el consumo colaborativo y el compartir
Autor(es): Luciana Alves Rodas Vera
Marlusa de Sevilha Gosling
Resumen: A economia compartilhada é um tema recente da sociedade contemporânea, em que se observa um crescimento de organizações com este perfil, como Uber, AirBnbe CouchSurfing. Belk (2010) aponta duas práticas emergentes do comportamento do consumidor da economia compartilhada: o compartilhamento e o consumo colaborativo. No contexto do turismo e da hospitalidade, percebe-se a força destas novas startupsda economia compartilhada pela sua alta taxa de crescimento e pelo impacto à indústria do turismo. O objetivo do presente ensaio teórico é discutir como o compartilhamento e o consumo colaborativo têm se aplicado ao turismo. O trabalho explora dois casos emblemáticos de plataformas de economia compartilhadasvoltada para hospedagem: o CouchSurfing, que estimula o compartilhamento, bem como o AirBnb,que estimula o consumo colaborativo.
Abstract: The shared economy is a recent theme of contemporary society, and there is a growth of organizations with this profile, as Uber, Airbnb, CouchSurfing, among others. Belk (2010) points out two emerging consumer behavior practices shared economy: sharing and collaborative consumption. In the context of tourism and hospitality, we see the power of these new startups shared economy for their high growth rate and the impact on the tourism industry. The objective of this theoretical essay is to discuss how the sharing and the sharing economy have been applied to tourism.The work explores two emblematic cases of shared hosting platforms: CouchSurfing, which encourages sharing, as well as AirBnb, which stimulates collaborative consumption.
Asunto: Turismo
Economia compartilhada
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: FCE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVAS
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Identificador DOI: 10.19177/reen.v10e12017226-251
URI: http://hdl.handle.net/1843/47824
Fecha del documento: 2017
metadata.dc.url.externa: https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/EeN/article/view/4126/pdf
metadata.dc.relation.ispartof: Revista Eletrônica de Estratégia & Negócios
Aparece en las colecciones:Artigo de Periódico

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
CONOMIA COMPARTILHADA NO TURISMO.pdf275.05 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.