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dc.creatorLuciana Alves Rodas Verapt_BR
dc.creatorMarlusa de Sevilha Goslingpt_BR
dc.date.accessioned2022-12-07T15:05:30Z-
dc.date.available2022-12-07T15:05:30Z-
dc.date.issued2017-
dc.citation.volume10pt_BR
dc.citation.issue1pt_BR
dc.citation.spage226pt_BR
dc.citation.epage251pt_BR
dc.identifier.doi10.19177/reen.v10e12017226-251pt_BR
dc.identifier.issn19843372pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/47824-
dc.description.abstractThe shared economy is a recent theme of contemporary society, and there is a growth of organizations with this profile, as Uber, Airbnb, CouchSurfing, among others. Belk (2010) points out two emerging consumer behavior practices shared economy: sharing and collaborative consumption. In the context of tourism and hospitality, we see the power of these new startups shared economy for their high growth rate and the impact on the tourism industry. The objective of this theoretical essay is to discuss how the sharing and the sharing economy have been applied to tourism.The work explores two emblematic cases of shared hosting platforms: CouchSurfing, which encourages sharing, as well as AirBnb, which stimulates collaborative consumption.pt_BR
dc.description.resumoA economia compartilhada é um tema recente da sociedade contemporânea, em que se observa um crescimento de organizações com este perfil, como Uber, AirBnbe CouchSurfing. Belk (2010) aponta duas práticas emergentes do comportamento do consumidor da economia compartilhada: o compartilhamento e o consumo colaborativo. No contexto do turismo e da hospitalidade, percebe-se a força destas novas startupsda economia compartilhada pela sua alta taxa de crescimento e pelo impacto à indústria do turismo. O objetivo do presente ensaio teórico é discutir como o compartilhamento e o consumo colaborativo têm se aplicado ao turismo. O trabalho explora dois casos emblemáticos de plataformas de economia compartilhadasvoltada para hospedagem: o CouchSurfing, que estimula o compartilhamento, bem como o AirBnb,que estimula o consumo colaborativo.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFCE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVASpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofRevista Eletrônica de Estratégia & Negóciospt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEconomia Compartilhadapt_BR
dc.subjectConsumo Colaborativopt_BR
dc.subjectCompartilhamentopt_BR
dc.subjectTurismopt_BR
dc.subjectHospitalidadept_BR
dc.subject.otherTurismopt_BR
dc.subject.otherEconomia compartilhadapt_BR
dc.titleEconomia compartilhada no turismo: um ensaio teórico sobre o consumo colaborativo e o compartilhamentopt_BR
dc.title.alternativeSharing economy in tourism: a theoretical discussion about collaborative consumption and sharingpt_BR
dc.title.alternativeEconomía compartida en turismo: una discusión teórica sobre el consumo colaborativo y el compartirpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.url.externahttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/EeN/article/view/4126/pdfpt_BR
Appears in Collections:Artigo de Periódico

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