Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/47836
Tipo: Tese
Título: O sistema das artes em Belo Horizonte
Autor(es): Laura Dolabella Barbi
Primeiro Orientador: Celina Borges Lemos
Segundo Orientador: Rita de Cássia Lucena Velloso
Primeiro membro da banca : Rita Aparecida da Conceição Ribeiro
Segundo membro da banca: Rachel Cecília de Oliveira
Terceiro membro da banca: Rodrigo Borges Coelho
Quarto membro da banca: Patrícia Thomé Junqueira Schettino
Resumo: Esta tese investiga o sistema das artes visuais em Belo Horizonte. Em especial, a relação entre o artista em atividade, hoje, o sistema das artes e o público. O sistema de arte brasileiro, apesar de incluído em um cenário global, é considerado incipiente. Ao mesmo tempo, apresenta realidades díspares entre o eixo Rio-São Paulo e as demais regiões e capitais do Brasil. A tese pretende demonstrar como se configuram, nesses eixos periféricos, em especial, em Belo Horizonte, as relações entre seus agentes, as conexões estabelecidas e a formação de redes no sistema. Os desafios encontrados pelos artistas em atividade na capital mineira são em relação ao seu processo de produção, à divulgação do seu trabalho e à (auto)inserção no mercado. Abordam-se os seguintes aspectos: o impacto das galerias de Arte Contemporânea, as iniciativas independentes, os museus e os espaços institucionais, as residências artísticas, os críticos, os curadores e os produtores culturais e a internet no percurso de expansão do sistema. Nesse contexto, insere-se também o aspecto acerca das normas de validação da arte elaborada hoje e estabelecidas pelo mercado internacional como forma de consolidação, da valorização do processo artístico e da consequente legitimação do artista e da obra de arte. Sua pertinência e sua relevância situam-se em um contexto local, no momento quando se discute a escassez de verba pública e de incentivos destinados à cultura, assim como a necessidade de descentralização e de diversificação da produção artística e a expansão do mercado e o acesso às artes visuais.
Abstract: This thesis researches the visual arts system in Belo Horizonte. In particular, the relationship between the artist, active today, the arts system and the public. The brazilian art system, despite being included in a global scenario, is considered incipient and has different realities between the Rio-São Paulo axis and the other regions and capitals of Brazil. This thesis intends to demonstrate how relationships between their agents in these peripheral axes are configured, especially in Belo Horizonte. The challenges faced by artists working in the capital of Minas Gerais in relation to their production process, dissemination of their work and (self) insertion in the market. The impact of contemporary art galleries, independent initiatives, museums and institutional spaces, artistic residencies, critics, curators and cultural producers and the internet on the system's expansion path. The norms for validating the art created today, which are established by the international arts market as a means of consolidating, evaluating the artistic process and the consequent legitimation of the artist and the work of art. Its expanded relevance in a local context at a time in which the lack of Governmental budgets and cultural incentives are being discussed, as well as the need to decentralize and diversify the artistic production of visual arts is discussed, and the expansion of their access to the arts market.
Assunto: Arte
Artistas
Arte - Comercialização
Museus de arte
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: ARQ - ESCOLA DE ARQUITETURA
Curso: Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/47836
Data do documento: 30-Nov-2022
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