Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/47874
Tipo: Dissertação
Título: A formação de leitores literários no ensino médio e as mudanças do vestibular
Autor(es): Camila Sequetto Pereira
Primeiro Orientador: Maria Zélia Versiani Machado
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo geral investigar as mudanças quanto às exigências de formação literária no ensino médio – concernentes à educação literária nesse segmento de ensino -, por meio de análise de dois instrumentos: “prova de vestibular” e “prova do Enem”; e editais relativos aos conteúdos de literatura dos dois tipos de exame seletivo. Além disso, foram feitas observações em turmas de 3º. ano do ensino médio em escola pública no ano em que houve adesão parcial ao Enem, pela UFMG. Como objetivos específicos, a pesquisa buscou: traçar um histórico do ensino de literatura buscando apreender as bases em que foram se fixando questões fundamentais relativas ao papel da literatura na escola e na sociedade; compreender de que forma o modelo de educação literária é influenciado pelos exames de vestibular e como o Enem passou a projetar novas questões para o ensino; identificar e analisar as diferenças entre a organização e os conteúdos das provas dos anos de 2009 e 2010 da UFMG (modelo vestibular e modelo ENEM), para traçar o perfil de leitor literário que essa instituição busca valorizar. A pesquisa revelou algumas contradições presentes tanto nos discursos quanto nas práticas sobre o projeto de educação literária que se busca construir no ensino médio.
Assunto: Educação
Literatura - Estudo e ensino
Leitura
Exame vestibular
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação - Conhecimento e Inclusão Social
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/47874
Data do documento: 31-Ago-2012
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
output.pdf7.96 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons