Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/47874
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Maria Zélia Versiani Machadopt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8331497413853638pt_BR
dc.creatorCamila Sequetto Pereirapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8819493918472247pt_BR
dc.date.accessioned2022-12-12T15:16:21Z-
dc.date.available2022-12-12T15:16:21Z-
dc.date.issued2012-08-31-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/47874-
dc.description.resumoEsta pesquisa teve como objetivo geral investigar as mudanças quanto às exigências de formação literária no ensino médio – concernentes à educação literária nesse segmento de ensino -, por meio de análise de dois instrumentos: “prova de vestibular” e “prova do Enem”; e editais relativos aos conteúdos de literatura dos dois tipos de exame seletivo. Além disso, foram feitas observações em turmas de 3º. ano do ensino médio em escola pública no ano em que houve adesão parcial ao Enem, pela UFMG. Como objetivos específicos, a pesquisa buscou: traçar um histórico do ensino de literatura buscando apreender as bases em que foram se fixando questões fundamentais relativas ao papel da literatura na escola e na sociedade; compreender de que forma o modelo de educação literária é influenciado pelos exames de vestibular e como o Enem passou a projetar novas questões para o ensino; identificar e analisar as diferenças entre a organização e os conteúdos das provas dos anos de 2009 e 2010 da UFMG (modelo vestibular e modelo ENEM), para traçar o perfil de leitor literário que essa instituição busca valorizar. A pesquisa revelou algumas contradições presentes tanto nos discursos quanto nas práticas sobre o projeto de educação literária que se busca construir no ensino médio.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - Conhecimento e Inclusão Socialpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectEducação literáriapt_BR
dc.subjectLeitura literáriapt_BR
dc.subjectVestibularpt_BR
dc.subjectENEMpt_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.subject.otherLiteratura - Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherLeiturapt_BR
dc.subject.otherExame vestibularpt_BR
dc.titleA formação de leitores literários no ensino médio e as mudanças do vestibularpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0003-1459-1190pt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
output.pdf7.96 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons