Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/47877
Tipo: Dissertação
Título: O uso do best-seller para o desenvolvimento do letramento literário em sala de aula
Título(s) alternativo(s): The use of best-sellers to develop literacy in the classroom
Autor(es): Maria Isabel Camargos Nogueira
Primeiro Orientador: Marcelo Chiaretto
Primeiro membro da banca : Cristina Santos da Conceição Ramos
Segundo membro da banca: Kleber Mazione Lima Ferreira
Resumo: O ensino de literatura comumente conhecido das salas de aula está cada vez mais distante da realidade e do gosto do estudante, com isso é necessário que se faça uma adaptação para o cenário atual. Livros escritos para agradar o leitor do século XXI e com grandes números de vendas, os best-sellers, são vistos com preconceito e julgados inferiores às obras canônicas e, por isso, não são considerados no plano escolar. Sem a pretensão de fazer um juízo de valor e comparações entre os estilos literários, o presente trabalho busca apresentar uma alternativa ao ensino tradicional que dialogue com os jovens atuais. Embasado em autores como: Antônio Cândido (2004), Ana Elisa Ribeiro (2019), Marcelo Chiaretto (2014), Núbio Mafra (2013), Graça Paulino (2004), Regina Zilberman (2017), além de documentos normativos como a BNCC e o Currículo Minas Gerais, há a proposta de atividades contemporâneas como a proposta de tarefa em pares, interação e envolvimento com as redes sociais e habilidade de síntese.
Abstract: Teaching of literature commonly seen in the classroom is increasingly distant from reality and student's taste, so it is necessary to adapt it to the current scenario. Books written to please the 21st century reader and with great sales figures, the best-sellers, are seen with prejudice and judged inferior to canonical works and, therefore, are not considered in the school plan. The present paper seeks to present an alternative to traditional teaching that dialogues with today's youth without the pretension of making a value judgment and comparisons between literary styles. Based on authors such as: Antônio Cândido (2004), Ana Elisa Ribeiro (2019), Marcelo Chiaretto (2014), Núbio Mafra (2013), Graça Paulino (2004), Regina Zilberman (2017), besides normative documents such as BNCC and Currículo Minas Gerais, there is the proposal of contemporary activities such as the proposal of task in pairs, interaction and involvement with social networks and synthesis skills.
Assunto: Línguas – Estudo e ensino
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FALE - FACULDADE DE LETRAS
Curso: Curso de Especialização em Língua Portuguesa: Teorias e Práticas de Ensino de Leitura e Produção de Textos
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/47877
Data do documento: 26-Jul-2022
Aparece nas coleções:Especialização em Língua Portuguesa

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