Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/47878
Tipo: Tese
Título: Fictivity in fiction: visual path construal and viewpoint
Autor(es): Edelvais Brígida Caldeira
Primeiro Orientador: Ana Larissa Adorno Marciotto Oliveira
Primeiro membro da banca : Luiz Fernando Matos Rocha
Segundo membro da banca: Poliana Coeli Costa Arantes
Terceiro membro da banca: Aroldo Leal de Andrade
Quarto membro da banca: Aparecida de Araújo Oliveira
Resumo: The notion of fictivity is fundamental for thought and language, whose theoretical construct encompasses a variety of instances, such as fictive entity, fictive motion, fictive change and fictive speech acts (LANGACKER, 1999; ROCHA, 2012, 2013). Regarding fictive motion, the assumption is that the conceptualizer construes a stationary entity as moving along a path, through a process of mental scanning, e.g., That mountain range goes from Mexico to Canada (LANGACKER, 1986, 1999; TALMY, 2000). From that perspective, the present work aimed at identifying and establishing patterns of path configuration in visual expressions that combine a motion verb and the noun EYE, such as my eyes wandered, in literary texts. In addition, we attempted to relate such patterns to the creation of viewpoint in the narratives. In order to carry out this research, a specific corpus containing 30 novels from the nineteenth century, written originally in English, and collected from a public domain website (https://www.gutenberg.org/) was built. The corpus was, then, uploaded to the online tool for linguistic analysis Sketch Engine (https://www.sketchengine.eu), which helped generate lists of verbs, provide concordance lines, as well as create random samples for analysis. A sample of ten percent of all the occurrences was analyzed. Such amount was considered sufficient to meet the objectives of the present work. The findings demonstrated that both the semantics of the motion verbs and the path configuration specified by the prepositions and adverbials can influence the formation of a narrative viewpoint as well as the way in which the reader construes the narrative. Besides, the results showed that not only fictive motion, but also other cognitive phenomena such as metonymy and compression operate in the conceptualization of the visual constructions. Finally, this work has contributed to demonstrate how Cognitive Linguistics can benefit from the Literary field and vice versa.
Abstract: O conceito de fictividade apresenta-se como fundamental para o pensamento e a linguagem, sendo que seu escopo teórico abrange uma variedade de instâncias, tais como entidade fictiva, movimento fictivo, mudança fictiva e atos de fala fictivos (LANGACKER, 1999; ROCHA, 2012, 2013). Com relação ao movimento fictivo, considera-se a premissa de que o conceptualizador interpreta (construes) uma entidade estática como estando em movimento por uma trajetória, a partir de um processo de escaneamento mental, como no exemplo, “Aquela montanha vai do México ao Canadá” (That mountain range goes from Mexico to Canada) (LANGACKER, 1999; TALMY, 2000). A partir dessa perspectiva, a presente pesquisa tem como objetivo identificar e estabelecer padrões de configuração de trajetória nas expressões visuais em textos literários, na língua inglesa, com o propósito de relacionar esses padrões à construção de viewpoint na narrativa. As expressões, que são objeto desse estudo contém um verbo de movimento e o lema EYE, por exemplo, my eyes wandered. A fim de alcançar o objetivo proposto, um corpus específico, contendo 30 romances do século XIX e escritos originalmente na língua inglesa, foi construído. Para manipulação dos dados, o software sketch engine foi utilizado. Essa ferramenta de análise linguística auxiliou na criação de listas de verbos, no fornecimento de linhas de concordância e na exibição da distribuição das ocorrências no corpus. Os resultados demonstraram que tanto a semântica dos verbos de movimento, quanto as configurações de trajetória, especificadas pelas preposições e locuções adverbiais, podem influenciar a criação de viewpoint narrativo e a forma pela qual o leitor interpreta a narrativa. Além disso, os resultados mostraram que, além do fenômeno de movimento fictivo, outros processos cognitivos, com metonímia e compression atuam para a conceptualização das construções de descrição da visão. Finalmente, o trabalho contribuiu no sentido de demonstrar como a pesquisa em Linguística Cognitiva pode se beneficiar do escopo a teoria literária e vice-versa.
Assunto: Linguística
Cognição
Ficção
Idioma: eng
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FALE - FACULDADE DE LETRAS
Curso: Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/47878
Data do documento: 9-Dez-2021
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