Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/47878
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Ana Larissa Adorno Marciotto Oliveirapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3279629888582317pt_BR
dc.contributor.referee1Luiz Fernando Matos Rochapt_BR
dc.contributor.referee2Poliana Coeli Costa Arantespt_BR
dc.contributor.referee3Aroldo Leal de Andradept_BR
dc.contributor.referee4Aparecida de Araújo Oliveirapt_BR
dc.creatorEdelvais Brígida Caldeirapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1176292320354515pt_BR
dc.date.accessioned2022-12-12T18:40:11Z-
dc.date.available2022-12-12T18:40:11Z-
dc.date.issued2021-12-09-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/47878-
dc.description.abstractO conceito de fictividade apresenta-se como fundamental para o pensamento e a linguagem, sendo que seu escopo teórico abrange uma variedade de instâncias, tais como entidade fictiva, movimento fictivo, mudança fictiva e atos de fala fictivos (LANGACKER, 1999; ROCHA, 2012, 2013). Com relação ao movimento fictivo, considera-se a premissa de que o conceptualizador interpreta (construes) uma entidade estática como estando em movimento por uma trajetória, a partir de um processo de escaneamento mental, como no exemplo, “Aquela montanha vai do México ao Canadá” (That mountain range goes from Mexico to Canada) (LANGACKER, 1999; TALMY, 2000). A partir dessa perspectiva, a presente pesquisa tem como objetivo identificar e estabelecer padrões de configuração de trajetória nas expressões visuais em textos literários, na língua inglesa, com o propósito de relacionar esses padrões à construção de viewpoint na narrativa. As expressões, que são objeto desse estudo contém um verbo de movimento e o lema EYE, por exemplo, my eyes wandered. A fim de alcançar o objetivo proposto, um corpus específico, contendo 30 romances do século XIX e escritos originalmente na língua inglesa, foi construído. Para manipulação dos dados, o software sketch engine foi utilizado. Essa ferramenta de análise linguística auxiliou na criação de listas de verbos, no fornecimento de linhas de concordância e na exibição da distribuição das ocorrências no corpus. Os resultados demonstraram que tanto a semântica dos verbos de movimento, quanto as configurações de trajetória, especificadas pelas preposições e locuções adverbiais, podem influenciar a criação de viewpoint narrativo e a forma pela qual o leitor interpreta a narrativa. Além disso, os resultados mostraram que, além do fenômeno de movimento fictivo, outros processos cognitivos, com metonímia e compression atuam para a conceptualização das construções de descrição da visão. Finalmente, o trabalho contribuiu no sentido de demonstrar como a pesquisa em Linguística Cognitiva pode se beneficiar do escopo a teoria literária e vice-versa.pt_BR
dc.description.resumoThe notion of fictivity is fundamental for thought and language, whose theoretical construct encompasses a variety of instances, such as fictive entity, fictive motion, fictive change and fictive speech acts (LANGACKER, 1999; ROCHA, 2012, 2013). Regarding fictive motion, the assumption is that the conceptualizer construes a stationary entity as moving along a path, through a process of mental scanning, e.g., That mountain range goes from Mexico to Canada (LANGACKER, 1986, 1999; TALMY, 2000). From that perspective, the present work aimed at identifying and establishing patterns of path configuration in visual expressions that combine a motion verb and the noun EYE, such as my eyes wandered, in literary texts. In addition, we attempted to relate such patterns to the creation of viewpoint in the narratives. In order to carry out this research, a specific corpus containing 30 novels from the nineteenth century, written originally in English, and collected from a public domain website (https://www.gutenberg.org/) was built. The corpus was, then, uploaded to the online tool for linguistic analysis Sketch Engine (https://www.sketchengine.eu), which helped generate lists of verbs, provide concordance lines, as well as create random samples for analysis. A sample of ten percent of all the occurrences was analyzed. Such amount was considered sufficient to meet the objectives of the present work. The findings demonstrated that both the semantics of the motion verbs and the path configuration specified by the prepositions and adverbials can influence the formation of a narrative viewpoint as well as the way in which the reader construes the narrative. Besides, the results showed that not only fictive motion, but also other cognitive phenomena such as metonymy and compression operate in the conceptualization of the visual constructions. Finally, this work has contributed to demonstrate how Cognitive Linguistics can benefit from the Literary field and vice versa.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageengpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFALE - FACULDADE DE LETRASpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Estudos Linguísticospt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCognitive Linguisticspt_BR
dc.subjectFictive motionpt_BR
dc.subject.otherLinguísticapt_BR
dc.subject.otherCogniçãopt_BR
dc.subject.otherFicçãopt_BR
dc.titleFictivity in fiction: visual path construal and viewpointpt_BR
dc.typeTesept_BR
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Fictivity in fiction visual path construal and viewpoint.pdf2.83 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.