Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/1843/47888
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | Amar, escrever, saber de si: a questão da autorreflexividade nos diários das 'femmes de lettres' Aline de Lens (1881-1925) e Catherine Pozzi (1882-1934) |
Título(s) alternativo(s): | Loving, writing, knowing yourself: the question of self-reflexivity in the diaries of 'femmes de lettres' Aline de Lens (1881-1925) and Catherine Pozzi (1882-1934) |
Autor(es): | Aline Magalhães Pinto |
Resumo: | O tema desse artigo é a construção da autorreferência do ‘eu’ de um ser humano do gênero feminino, entendido como um problema teórico e histórico da modernidade. Exploraremos, de maneira comparativa-contrastativa, os diários das femmes de lettres Aline De Lens (1881–1925) e Catherine Pozzi (1882-1934) a questão da subjetividade moderna sob signo do desvio intrínseco à diferença- resistência feminina. Buscamos nos aproximar da composição dos textos de C. Pozzi e A. De Lens para elaborar as condições em que o diário, pensado como forma literária singular e não-narrativa (autorretrato), cuja validação se encontra na construção de uma ‘verdade sincera’, pode tornar-se autorreflexivo. |
Assunto: | Subjetividade |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Departamento: | FALE - FACULDADE DE LETRAS |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ |
Identificador DOI: | https://doi.org/10.12957/matraga.2018.31484 |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/47888 |
Data do documento: | Jan-2018 |
metadata.dc.relation.ispartof: | Matraga: Estudos Linguísticos e Literários |
Aparece nas coleções: | Artigo de Periódico |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
AMAR_ ESCREVER_ SABER DE SI A QUESTAO DA AUTORREFLEXIVIDADE NOS DIARIOS DAS FEMMES DE LETTRES ALINE DE LENS (1881–1925) E CATHERINE POZZI (1882-1934).pdf | 1.39 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons