Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/47888
Type: | Artigo de Periódico |
Title: | Amar, escrever, saber de si: a questão da autorreflexividade nos diários das 'femmes de lettres' Aline de Lens (1881-1925) e Catherine Pozzi (1882-1934) |
Other Titles: | Loving, writing, knowing yourself: the question of self-reflexivity in the diaries of 'femmes de lettres' Aline de Lens (1881-1925) and Catherine Pozzi (1882-1934) |
Authors: | Aline Magalhães Pinto |
Abstract: | O tema desse artigo é a construção da autorreferência do ‘eu’ de um ser humano do gênero feminino, entendido como um problema teórico e histórico da modernidade. Exploraremos, de maneira comparativa-contrastativa, os diários das femmes de lettres Aline De Lens (1881–1925) e Catherine Pozzi (1882-1934) a questão da subjetividade moderna sob signo do desvio intrínseco à diferença- resistência feminina. Buscamos nos aproximar da composição dos textos de C. Pozzi e A. De Lens para elaborar as condições em que o diário, pensado como forma literária singular e não-narrativa (autorretrato), cuja validação se encontra na construção de uma ‘verdade sincera’, pode tornar-se autorreflexivo. |
Subject: | Subjetividade |
language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
metadata.dc.publisher.department: | FALE - FACULDADE DE LETRAS |
Rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ |
metadata.dc.identifier.doi: | https://doi.org/10.12957/matraga.2018.31484 |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/47888 |
Issue Date: | Jan-2018 |
metadata.dc.relation.ispartof: | Matraga: Estudos Linguísticos e Literários |
Appears in Collections: | Artigo de Periódico |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
AMAR_ ESCREVER_ SABER DE SI A QUESTAO DA AUTORREFLEXIVIDADE NOS DIARIOS DAS FEMMES DE LETTRES ALINE DE LENS (1881–1925) E CATHERINE POZZI (1882-1934).pdf | 1.39 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License