Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/47923
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Renata Moreira Marquezpt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5169720837544771pt_BR
dc.contributor.referee1Josemeire Alves Pereirapt_BR
dc.contributor.referee2Gabriela Leandro Pereirapt_BR
dc.contributor.referee3Alícia Duarte Pennapt_BR
dc.contributor.referee4César Geraldo Guimarãespt_BR
dc.contributor.referee5Rita de Cássia Lucena Vellosopt_BR
dc.creatorPriscila Mesquita Musapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6928927382866811pt_BR
dc.date.accessioned2022-12-13T20:11:34Z-
dc.date.available2022-12-13T20:11:34Z-
dc.date.issued2022-07-01-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/47923-
dc.description.abstractBelo Horizonte, a planned city in the late nineteenth century, built on the ideology of modernity-colonialist, allied technical images to urbanism to create a visual normativity, produce invisibilities and naturalize the oppressive point of view present in a representative part of the official images found in its historical archives. In the clash undertaken with the public archives in the search for historical images of Belo Horizonte that tell known stories, but not filed in the institutions’ vaults, this thesis exercises and discusses the transit between knowledge and archives. Through the research with eight archives and two museums of public destination and the interlocution and collaboration of Isabel Casimira, Júlia Ferreira, Mana Coelho and Valéria Borges – research companions who generously shared their personal and community collections, their looks and knowledge – I elaborate the paths in the archives entitled Ambushes, Detours, Movements and Transposed images to discuss the hegemonic ways of seeing, the cosmovisions and the insurgent memories and imaginations. On, with, against and through photography, we collectively proposed a small collection of dissonant narratives and ways of life that intersect and enable us to imagine potential cities that transvisualize photography, the archive, the city and history.pt_BR
dc.description.resumoBelo Horizonte, cidade planejada no fim do séc. XIX, erguida sobre o ideário de modernidade-colonialista, aliou as imagens técnicas ao urbanismo para criar uma normatividade visual, produzir invisibilidades e naturalizar o ponto de vista opressor presente em parte representativa das imagens oficiais encontradas em seus arquivos históricos. No embate empreendido com os arquivos públicos pela busca por imagens históricas de Belo Horizonte que contassem histórias sabidas, mas não arquivadas nas caixas-fortes das instituições, esta tese exercita e discute o trânsito entre saberes e arquivos. Através da pesquisa com oito arquivos e dois museus de destinação pública e da interlocução e colaboração de Isabel Casimira, Júlia Ferreira, Mana Coelho e Valéria Borges – companheiras de pesquisa que generosamente compartilharam seus acervos pessoais e comunitários, seus olhares e saberes – elaboro os percursos nos arquivos intitulados Emboscadas, Desvios, Movimentos e Transvualidades para discutir os modos hegemônicos de ver, as cosmovisões e as memórias e imaginações insurgentes. Sobre,com, contra e através da fotografia, propusemos, coletivamente, um pequeno acervo de narrativas dissonantes e modos de vida que se atravessam e nos possibilitam imaginar cidades potenciais que transvisualizam a fotografia, o arquivo, a cidade e a história.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentARQ - ESCOLA DE ARQUITETURApt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismopt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCidadept_BR
dc.subjectProdução do Espaço Urbanopt_BR
dc.subjectImagempt_BR
dc.subjectFotografiapt_BR
dc.subjectMemoriapt_BR
dc.subjectArquivopt_BR
dc.subject.otherFotografiaspt_BR
dc.subject.otherEspaço urbanopt_BR
dc.subject.otherArquivos públicospt_BR
dc.subject.otherMemóriapt_BR
dc.titleQuem vê cara não vê ancestralidade: arquivos fotográficos e memórias insurgentes de Belo Horizontept_BR
dc.typeTesept_BR
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Quem vê cara não vê ancestralidade.pdf21.25 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.