Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/47957
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Carlos Augusto Novaispt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9852539257432084pt_BR
dc.contributor.referee1Fernanda Rohlfspt_BR
dc.creatorSuely Regina Silva dos Santospt_BR
dc.date.accessioned2022-12-14T13:36:19Z-
dc.date.available2022-12-14T13:36:19Z-
dc.date.issued2015-05-09-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/47957-
dc.description.resumoEste trabalho apresenta os resultados de um Plano de Ação que teve por objetivo fornecer ao aluno um conhecimento amplo da importância da leitura, por meio de ações mediadas pelos educadores inseridos em seu âmbito escolar, principalmente o auxiliar de biblioteca. Para tanto, inicialmente, foi criado um projeto a ser aplicado numa turma de 4º Ano do Ensino Fundamental de uma Escola Municipal de Belo Horizonte. Depois foi realizada uma pesquisa bibliográfica buscando uma fundamentação teórica sobre o tema. Assim, foram apresentadas algumas concepções acerca da mediação de leitura através de colocações de alguns estudiosos desta temática, destacando Neusa Dias Macedo (2005), Isabel Solé (1998), Renata Junqueira de Souza (2009), e Rovilson José da Silva (2009). Apresentou-se a Escola e suas características e também aspectos da turma onde o Plano de Ação seria aplicado. Finalmente foram relacionados os objetivos do referido Plano e as etapas do desenvolvimento do mesmo. Seus principais objetivos foram o de propiciar ao aluno um conhecimento amplo da importância da leitura, por meio de ações mediadas pelos educadores inseridos em seu âmbito escolar. A partir das considerações gerais, ainda que tenha sido oportunizada uma amostra de apenas uma das turmas da referida escola, constatou-se que a leitura exerce um papel significativo nesta fase de aprendizado das crianças, especialmente quanto se oportuniza às mesmas participarem de estratégias, na escola, que lhes auxiliem na construção deste conhecimento. Finalmente, registrou-se a relevância do mediador diante deste processo, com destaque para o papel do profissional da biblioteca.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Formação de Educadores Para a Educação Básicapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectCriançapt_BR
dc.subjectLiteraturapt_BR
dc.subjectMediaçãopt_BR
dc.titleO mediador de leitura e seu papel como formador de leitores nos anos iniciais de alfabetizaçãopt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Suely Regina Silva dos Santos.pdf1.15 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons