Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/47970
Tipo: Monografia (especialização)
Título: Letramento literário no primeiro ano do ensino fundamental uma proposta de interação entre biblioteca, sala de aula e família
Autor(es): Maria da Penha Carneiro Fonseca
Primeiro Orientador: Carlos Augusto Novaes
Primeiro membro da banca : Fernanda Rohlfs
Resumo: Este trabalho teve como objetivo buscar uma prática de incentivo para que as crianças do primeiro ano do ensino fundamental da Escola Municipal Desembargador Loreto Ribeiro de Abreu se envolvessem em práticas de leitura efetivas de maneira prazerosa. Ao constatar que muitas destas crianças, ao visitarem a biblioteca, não se interessavam em levar livros para casa, foi-lhes perguntado o motivo. A maioria respondeu que não o faziam porque não sabiam ler e porque não havia ninguém que lesse para elas. Considerando a importância da leitura para o desenvolvimento cognitivo e social da criança procurou-se a partir deste ponto desenvolver um trabalho envolvendo a biblioteca, a sala de aula e as famílias, para despertar nestas crianças o desejo de se envolverem em práticas de leitura de forma agradável, que lhes desse prazer em lidar com o livro. As crianças que participaram do projeto pertenciam a uma turma do primeiro ano do ensino fundamental, em fase inicial de alfabetização. Durante o trabalho, devido a reformas na biblioteca, os livros eram levados até a sala de aula. Cada criança era livre para escolher o livro, leva-lo para casa e na semana seguinte contar ou ler para os colegas a história que havia levado. Durante a aplicação do projeto foram observadas as atitudes das crianças diante da liberdade de escolha e como a prática de contar histórias para os próprios colegas influi no desenvolvimento da oralidade da criança. Foi observado também como isto poderia ajuda-la na habilidade de ouvir e compreender as histórias lidas ou contadas pelos colegas incentivando-as a se expressarem oralmente com clareza e levando-as ao reconhecimento das funções da linguagem escrita e como isto poderia influenciar no seu letramento. A participação das famílias foi primordial para o trabalho.
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Curso: Curso de Especialização em Formação de Educadores Para a Educação Básica
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/47970
Data do documento: 9-Mai-2015
Aparece nas coleções:Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica

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