Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/48028
Type: | Monografia (especialização) |
Title: | Estudo da pintura a partir da obra de Tarsila do Amaral: estudo de caso nas turmas 1º ano 01 e 1º ano 06 do ensino médio na E. E. Interventor Alcides Lins |
Authors: | Cleusa Maria Barbosa Bueno |
First Advisor: | Antônia Dolores Belico Soares |
First Referee: | Leonardo Álvares Vidigal |
Abstract: | O ensino de arte na escola depende de uma abordagem que desperte no discente a curiosidade e vontade de aprender arte. Sendo assim, a arte-educação é um campo do saber que objetiva o entendimento da realidade a partir das vivências dos sujeitos. Assim, nesta obra, serão apresentados alguns conceitos na área da arteeducação que nortearão a proposta aliados ao desenvolvimento da técnica de pintura a partir da obra de Tarsila do Amaral, vanguardista do modernismo brasileiro, mulher, artista e personagem crítica de um Brasil em mudanças em pleno início do século XX. Salienta-se, neste trabalho, a construção artística de Amaral contribuindo na reflexão da realidade brasileira sob a ótica dos alunos dos primeiros anos do ensino médio da E.E. Interventor Alcides Lins. |
Subject: | Amaral, Tarsila do, 1886-1973 Pintura Arte e educação |
language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
metadata.dc.publisher.department: | EBA - ESCOLA DE BELAS ARTES |
metadata.dc.publisher.program: | Curso de Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas |
Rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/48028 |
Issue Date: | 8-Oct-2011 |
Appears in Collections: | Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Trabalho final - Cleusa Maria Barbosa Bueno.pdf | 472.18 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.