Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/48070
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Estratégias do departamento de odontologia restauradora para capacitação de seu corpo docente diante da pandemia
Título(s) alternativo(s): Strategies of the restorative dentistry department for teacher training in face of the pandemic
Estrategias del departamento de odontología restauradora para la formación de su cuerpo docente ante la pandemia
Autor(es): Patricia Valente Araújo
Hugo Henriques Alvim
Luiza de Almeida Queiroz Ferreira
Maria Elisa de Souza e Silva
Rogéli Tibúrcio Ribeiro da Cunha Peixoto
Resumo: O objetivo deste artigo foi relatar a experiência do Departamento de Odontologia Restauradora (ODR) em capacitar seu corpo docente e expandir o emprego da plataforma Moodle, durante o período de distanciamento social devido à pandemia da COVID-19. Assim que as aulas presenciais foram suspensas em março de 2020 e antes mesmo de a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) adotar o ensino remoto emergencial (ERE), um questionário sobre o emprego de tecnologias digitais no ensino foi elaborado por uma comissão determinada pela Chefia Departamental e enviado aos docentes. Percebeu-se, assim, a necessidade de capacitação desses profissionais quanto ao uso de tais tecnologias. Professores tutores do ODR planejaram oficinas virtuais com orientação individual, possibilitando o treinamento das funcionalidades da plataforma Moodle. Essa ação permitiu a todas as disciplinas do ODR estruturarem seus ambientes virtuais e tornou o corpo docente apto a empregar as ferramentas disponibilizadas pelo Moodle, garantindo a qualidade do ensino, mesmo que remotamente
Abstract: The purpose of this article was to report the experience of the Department of Restorative Dentistry (ODR) in training its faculty and expanding the use of the Moodle platform, during the period of social distance due to the pandemic of COVID-19. As soon as the face-to-face classes were suspended in March 2020, and even before the Federal University of Minas Gerais adopted the Emergency Remote Education, a questionnaire on the use of digital technologies in education was prepared by a commission determinedby the Departmental Head and sent to teachers. Thus, it was noticed the need for training these professionals in the use of such technologies. ODR tutoring teachers planned virtual workshops with individual guidance, enabling the training of the functionalities of the Moodle platform. This action allowed all ODR disciplines to structure their virtual environments and made the faculty able to use the tools provided by Moodle, ensuring the quality of teaching, even remotely.
Assunto: COVID-19
Odontologia
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FAO - DEPARTAMENTO DE ODONTOLOGIA RESTAURADORA
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Identificador DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2020.24770
URI: http://hdl.handle.net/1843/48070
Data do documento: 29-Dez-2020
metadata.dc.url.externa: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/24770#:~:text=O%20objetivo%20deste%20artigo%20foi,%C3%A0%20pandemia%20da%20COVID%2D19.
metadata.dc.relation.ispartof: Revista Docência do Ensino Superior
Aparece nas coleções:Artigo de Periódico



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.