Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/48076
Type: Artigo de Periódico
Title: Identidade e diferença em narrativas de professores de inglês em formação
Other Titles: Identity and difference in pre-service teachers’ narratives
Authors: Maria Augusta de Matos Cruz
Angelo Augusto Peixoto Coutinho
Andréa Machado de Almeida Mattos
Abstract: Para Bruner (2002), narrativas estão estreitamente ligadas à construção das identidades. Dessa maneira, por meio das narrativas, os indivíduos, ao relatarem suas práticas sociais, constroem suas identidades e a dos outros. Segundo Silva (2008), a relação entre a produção social da identidade e da diferença é “resultado de atos de criação linguística” (p. 76), ou seja, as identidades são construídas por meio da linguagem. Logo, a construção de identidades por meio de narrativas se entrelaça, também, ao uso social da linguagem. A formação crítica é inescapável ao ensino da língua e também se aplica à formação de professores. Ao envolver os alunos em diálogos que os ajudem a desenvolver consciência crítica, o professor os torna eticamente mais comprometidos com a transformação social (MATTOS, 2014). No presente trabalho pretendemos discutir questões de identidade e diferença presentes em narrativas de professores em formação ingressantes no curso de Letras-Inglês de uma grande universidade. As narrativas foram geradas por meio do que chamamos de double-entry journals (TILLYER, 1998) em uma disciplina introdutória da graduação em língua inglesa. Por meio de uma análise qualitativa, buscamos entender como os participantes produzem e evocam sua identidade e diferença no contexto de aprendizagem de inglês e formação pré-serviço.
Abstract: For Bruner (2002), narratives are closely linked to the construction of identities. In this way, through narratives, in reporting their social practices, individuals construct their identities and those of others. According to Silva (2008), the relationship between the social production of identity and difference is "the result of acts of linguistic creation" (p. 76), that is, identities are constructed through language. Therefore, the construction of identities through narratives is also interwoven with the social use of language. Critical education is inescapable in language teaching and applies to teacher education as well. By engaging students in dialogues that help them develop critical awareness, the teacher makes them ethically more committed to social transformation (MATTOS, 2014). In the present paper, we intend to discuss issues of identity and difference present in narratives of pre-service English teachers enrolled in a Teacher Education course in a large university. The narratives were generated through what we have called double-entry journals (TILLYER, 1998) in an English introductory discipline. Through a qualitative analysis, we seek to understand how the participants produce and evoke their identity and difference in the context of English learning and pre-service teacher education.
Subject: Lingüística
Lingüística aplicada
Letramento
Professores - Formação
Identidade
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FALE - FACULDADE DE LETRAS
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/48076
Issue Date: 6-Dec-2018
metadata.dc.url.externa: https://www.revistaglauks.ufv.br/Glauks/article/view/72
metadata.dc.relation.ispartof: Gláuks: Revista de Letras e Artes
Appears in Collections:Artigo de Periódico

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Identidade e diferenca em narrativas de professores de ingles em formacao.pdf197.12 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.