Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/48078
Type: Artigo de Periódico
Title: Letramento crítico e avaliação nas aulas de inglês: possibilidades para integração
Other Titles: Critical literacy and assessment in English classes: integration' possibilities
Authors: Andréa Machado de Almeida Mattos
Lilian Aparecida Vimieiro Pascoal
Abstract: O ensino de línguas no Brasil vem sendo influenciado pelas teorias do Letramento Crítico (LC), especialmente desde a publicação das Orientações Curriculares para o Ensino Médio (BRASIL, 2006). Da mesma forma, tais teorias também influenciaram a pesquisa sobre ensino, porém, a área de avaliação não seguiu o mesmo caminho. Dado o papel desempenhado pelas avaliações em contextos sociais e políticos (SHOHAMY, 2004), este trabalho discute a possibilidade de elaboração de avaliações dos processos de ensino e aprendizado de língua inglesa pela perspectiva do LC. Primeiramente, são discutidos aspectos importantes relacionados às teorias do LC (CERVETTI; PARDALES; DAMICO, 2001; McLAUGHLIN; DeVOOGD, 2004; MONTE MÓR, 2009) e pertinentes à área de avaliação (HUGHES, 1989; ALDERSON; BENERJEE, 2002; BROWN, 2004; SCARAMUCCI, 2011). Em seguida, fazemos uma análise descritiva de um teste escrito guiado pela perspectiva crítica, utilizada durante as propostas do curso em que o teste se insere. Concluímos a favor da possibilidade de testes que consideram a língua como uso situado e adotem uma perspectiva para a reconstrução, justiça social (HAWKINGS, 2011; MATTOS, 2014) e para a formação cidadã (VETTER, 2008).
Abstract: Language teaching in Brazil has been influenced by Critical Literacy (CL) theories, especially after the publication of the National Curriculum Guidelines for High School Teaching (BRASIL, 2006). Such theories have also influenced research on teaching. However, the area of evaluation have not follow the same path. Given the role played by assessment in social and political contexts (SHOHAMY, 2004), this paper discusses the possibility of developing assessment of the English language teaching and learning processes from the perspective of CL. Firstly, important aspects related to the theories of CL (CERVETTI; PARDALES; DAMICO, 2001; McLAUGHLIN; DeVOOGD, 2004; MONTE MÓR, 2009) and pertinent to the evaluation area (HUGHES, 1989; ALDERSON; BENERJEE, 2002; BROWN, 2004; SCARAMUCCI, 2011) are discussed. Then, we make a descriptive analysis of a written test guided by the critical perspective, implemented during the language course in which the test was inserted. We conclude in favor of the possibility of tests that consider language as situated usage and adopt a perspective for reconstruction, social justice (HAWKINGS, 2011; MATTOS, 2014) and citizenship education (VETTER, 2008).
Subject: Lingüística
Letramento
Professores - formação
Linguagem e línguas - Estudo e ensino
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FALE - FACULDADE DE LETRAS
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/48078
Issue Date: 27-Dec-2019
metadata.dc.url.externa: https://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/27518
metadata.dc.relation.ispartof: (Con)Textos Linguísticos
Appears in Collections:Artigo de Periódico

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Letramento critico e avaliacao nas aulas de ingles possibilidades para integracao.pdf580.43 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.