Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/48094
Type: Monografia (especialização)
Title: Reflexões sobre o contexto histórico do ensino de arte e artes visuais
Authors: Neusa José de Almeida Costa
First Advisor: Eliette Aparecida Aleixo
First Referee: Kleumanery de Melo Barboza
Abstract: O trabalho em questão constitui um estudo sobre o ensino de Arte no ensino fundamental, especificamente Artes Visuais, suas implicações no ensino em geral e influências na formação humana dos alunos. Propõe uma reflexão sobre a incorporação dessa disciplina no contexto escolar, incluindo os conteúdos e metodologias. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica fundamentada em estudos de diversos pesquisadores e teóricos que abordam esta questão. Verificou-se após esta reflexão que ainda há a necessidade de se discutir de forma mais aprofundada e ampla sobre a importância da contribuição da Arte para a formação humana. A partir da década de 90 se consolidou como disciplina, com os PCNs de Arte, o que se tornou muito positivo para o trabalho nas escolas. Porém é preciso considerar que alguns aspectos ainda necessitam serem melhores discutidos, como o papel do professor em sala de aula, condições de trabalho e consideração efetiva desta disciplina como uma área de conhecimento.
Subject: Arte - Estudo e ensino
Arte e educação
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: EBA - ESCOLA DE BELAS ARTES
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/48094
Issue Date: 8-Oct-2011
Appears in Collections:Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - MONOGRAFIA.pdf196.58 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.