Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/48094
Type: | Monografia (especialização) |
Title: | Reflexões sobre o contexto histórico do ensino de arte e artes visuais |
Authors: | Neusa José de Almeida Costa |
First Advisor: | Eliette Aparecida Aleixo |
First Referee: | Kleumanery de Melo Barboza |
Abstract: | O trabalho em questão constitui um estudo sobre o ensino de Arte no ensino fundamental, especificamente Artes Visuais, suas implicações no ensino em geral e influências na formação humana dos alunos. Propõe uma reflexão sobre a incorporação dessa disciplina no contexto escolar, incluindo os conteúdos e metodologias. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica fundamentada em estudos de diversos pesquisadores e teóricos que abordam esta questão. Verificou-se após esta reflexão que ainda há a necessidade de se discutir de forma mais aprofundada e ampla sobre a importância da contribuição da Arte para a formação humana. A partir da década de 90 se consolidou como disciplina, com os PCNs de Arte, o que se tornou muito positivo para o trabalho nas escolas. Porém é preciso considerar que alguns aspectos ainda necessitam serem melhores discutidos, como o papel do professor em sala de aula, condições de trabalho e consideração efetiva desta disciplina como uma área de conhecimento. |
Subject: | Arte - Estudo e ensino Arte e educação |
language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
metadata.dc.publisher.department: | EBA - ESCOLA DE BELAS ARTES |
metadata.dc.publisher.program: | Curso de Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas |
Rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/48094 |
Issue Date: | 8-Oct-2011 |
Appears in Collections: | Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - MONOGRAFIA.pdf | 196.58 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.