Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/1843/48101
Tipo: | Dissertação |
Título: | O tempero da arte no feitio da vida: movimentos de uma sapataria artesanal sob medida |
Título(s) alternativo(s): | The spice of art in the creation of life: movements of a handmade undermeasure shoemaking |
Autor(es): | Juliana Fonseca Martins |
Primeiro Orientador: | Maria Elisa Martins Campos do Amaral |
Primeiro membro da banca : | Wagner Leite Viana |
Segundo membro da banca: | Luiz Guilherme de Barros Falcão Vergara |
Terceiro membro da banca: | Joice Saturnino de Oliveira |
Resumo: | Do lugar de “arte menor” a sapataria alcança a Arte e tece conversas com a Dança, a Música, a Moda, a Ciência e os Saberes Ancestrais. A prática-conceito da Beleza dos Ossos é cerne e semente da pesquisa: consiste no compromisso de manter a integridade das estruturas ósseas através do provimento cuidadoso do próprio calçamento, com calçados sob medida confeccionados artesanalmente. Inspiradas pelos objetos relacionais de Lygia Clark e pela psicomagia de Alejandro Jodorowsky, as peças aliam às dimensões simbólicas e estéticas dos calçados e às suas afetações sensíveis, o pragmatismo da proteção aos pés que deve permear um calçado feito, antes de tudo, para calçar- se, mas também para potencializar a expressão artística e a vitalidade do ser. Calçar primeiramente a si, e ciente dos benefícios alcançados, também às outras: eis a proposta po-ética deste trabalho. A produção de calçados artesanais sob medida se vincula à produção do corpo, ao cultivo de sementes de pensamento, à biointeração no território e à nutrição das relações humanas e não humanas: à vida em si. |
Abstract: | From the category of "minor art", the shoemaking reaches Art and weaves conversations with Dance, Music, Fashion, Science and Ancestral Knowledge. The concept-practice of the Beauty of Bones is the core and seed in the research: it consists in the commitment to maintain the integrity of bone structures through careful provision of my own footwear, which consists in handmade shoes made under measure. Inspired by the relational objects of Lygia Clark and the psychomagic of Alejandro Jodorowsky, the pieces combine the symbolic and aesthetic dimensions of the shoes and their sensitive affectations, with the pragmatism of foot protection that must permeate the shoes made, first of all, to put on, but also to enhance the artistic expression and vitality of being. To put on your own shoes, first, and aware of the benefits achieved, also to the others: this is the po-ethics proposal of this work. The production of handmade shoes under measure is linked to body production, cultivation of thought seeds, biointeraction in the territory and nutrition of human and non-human relations: to life itself. |
Assunto: | Arte Performance (Arte) Expressão corporal Percepção Estética Forma (Estética) Calçados |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Departamento: | EBA - ESCOLA DE BELAS ARTES |
Curso: | Programa de Pós-Graduação em Artes |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/48101 |
Data do documento: | 3-Jun-2022 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação Sapataria 2022_VFbbl.pdf | 13.23 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons