Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/48175
Type: Monografia (especialização)
Title: Ensino de ciências na alfabetização através da temática lixo
Authors: Karla Cristina Pires Hastenreiter
First Advisor: Jucelia Marize Pio Venancio
First Referee: Márcio Antônio da Silva
Abstract: Este trabalho relata um conjunto de atividades em que se buscou contemplar a problemática do Lixo no Ensino de Ciências. O estudo foi desenvolvido em uma turma de 3º Ano do 1º Ciclo da rede Municipal de ensino da cidade de Belo Horizonte numa abordagem Ciência, Tecnologia e Sociedade partindo do eixo temático Tecnologia e Sociedade (Tudo se transforma) proposto pelas Proposições Curriculares do Ensino de Ciências no município. A abordagem metodológica foi qualitativa de natureza interpretativa com observação participante. Dentre as atividades desenvolvidas podemos citar: produção escrita, confecção de cartazes, trabalhos manuais, observação etc. No decorrer das atividades, se percebeu que os alunos já conseguiam fazer reflexões sobre as questões sociais do desenvolvimento científico e tecnológico, porém enfatiza-se a necessidade de que essas reflexões continuem ocorrendo durante a sua vida escolar, pois acredita-se que só dessa forma a postura reflexiva acerca da Ciência e da Tecnologia será internalizada.
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Educação em Ciências
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/48175
Issue Date: 20-Jun-2015
Appears in Collections:Especialização em Educação em Ciências

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Monografia Karla Cristina.pdf1.2 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons