Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/48175
Type: | Monografia (especialização) |
Title: | Ensino de ciências na alfabetização através da temática lixo |
Authors: | Karla Cristina Pires Hastenreiter |
First Advisor: | Jucelia Marize Pio Venancio |
First Referee: | Márcio Antônio da Silva |
Abstract: | Este trabalho relata um conjunto de atividades em que se buscou contemplar a problemática do Lixo no Ensino de Ciências. O estudo foi desenvolvido em uma turma de 3º Ano do 1º Ciclo da rede Municipal de ensino da cidade de Belo Horizonte numa abordagem Ciência, Tecnologia e Sociedade partindo do eixo temático Tecnologia e Sociedade (Tudo se transforma) proposto pelas Proposições Curriculares do Ensino de Ciências no município. A abordagem metodológica foi qualitativa de natureza interpretativa com observação participante. Dentre as atividades desenvolvidas podemos citar: produção escrita, confecção de cartazes, trabalhos manuais, observação etc. No decorrer das atividades, se percebeu que os alunos já conseguiam fazer reflexões sobre as questões sociais do desenvolvimento científico e tecnológico, porém enfatiza-se a necessidade de que essas reflexões continuem ocorrendo durante a sua vida escolar, pois acredita-se que só dessa forma a postura reflexiva acerca da Ciência e da Tecnologia será internalizada. |
language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
metadata.dc.publisher.department: | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO |
metadata.dc.publisher.program: | Curso de Especialização em Educação em Ciências |
Rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/48175 |
Issue Date: | 20-Jun-2015 |
Appears in Collections: | Especialização em Educação em Ciências |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Monografia Karla Cristina.pdf | 1.2 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License